Rascunhos da Alma, dedicado à literatura poética. 

Crônicas

Crônicas

 

 

 

 

A crônica é um gênero textual que está incluído na literatura muito presente em jornais, revistas e portais de internet. Se destaca por abordar aspectos do cotidiano. O cronista escreve textos curtos de fácil entendimento. A linguagem é simples, descontraída. Muitas, vezes usa linguagem humorística nos aspectos crítico e irônico. As circunstâncias podem omitir personagens ou substituir por fictícios. Na crônica descritiva são elencados e descritos os elementos abordados. A crônica narrativa, é escrita na primeira pessoa (eu) ou terceira pessoa (ele, ela) do singular. Crônica dissertativa é escrita na primeira (nós) ou terceira pessoa (eles, elas) do plural e traz, o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco. Outros tipos de crônicas são: Crônica lírica, expressão de emoções é traz a marca do sentimentalismo; crônica poética a qual utiliza na escrita versos poéticos que falam de sensações, emoções, sentimentos. Crônica jornalística a escrita diz respeito à veiculação de notícias e fatos; Crônica histórica, a escrita é sobre fatos passados e Crônica filosófica cuja escrita traz reflexão sobre determinado assunto. 

 

001 – Meu início de vida

Nasci na cidade de Rio Grande/RS dia 06/04/1949. Filha de Dormevil Cazaubon e Conceição Cardoso Cazaubon. No outro ano chegou a irmã Mara e dez anos após a caçula irmã Mara. Na infância fui uma criança quieta e obediente. A únicas arteirices na infância acontecia, na casa dos avós maternos, ao estrangular pintinhos recém nascidos e na casa dos avós paternos colher no pomar, frutas não amadurecidas. Cresci estudei muito, minha primeira formação foi Professora Primária. Posteriormente fiz concurso para a Universidade Federal de Pelotas onde trabalhei até a aposentadoria em 1993. Casei duas vezes e me divorciei, pois a liberdade não tem preço. No segundo casamento recebi a dádiva de ser mãe da Shayda. Sou Graduada em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis/UFPel e Museologia/UFSC. Dediquei-me à espiritualidade desde 1972 e hoje posso dizer que sou feliz e realizada, pois ao soltar as amarras foi possível ser: EU

 

002 - Férias na casa dos avós paternos

Uma simples palavra como férias, nos reporta às lembranças de um passado distante, a casa de meus avós paternos. Uma grande chácara onde meu avô plantava para a subsistência. Meus avós eram sérios, não tinham habilidade para brincadeiras, mas eram amorosos com a família. Tenho saudades das reuniões com tios e primos, de caminhar sobre os trilhos, dirigir o faito (charrete) pelas ruas da vila, sentar na grande varanda e ver o trem passar.  Lembro de meus avós à tardinha, sentados de mãos dadas, enquanto o vô João assobiava a vó Morena conosco conversava, sobre os perigos da vida. Quando meu querido tio João estava em férias tudo era muito divertido, nos levava para passeios como na beira do açude, para assistir filmes e quando o trem de passageiros passava, as mãos se erguiam em abanos. Ainda hoje existe a casa que não pertence mais a família, só o nome permanece, Vila Cazaubon (Capão do Leão), onde várias pessoas adquiriram os terrenos e construíram suas casas. Muitos da família já partiram, apenas a amada tia Jurema está entre nós. Nos resta a geração de primos e as doces lembranças de crianças.

 

003 - Férias na casa dos avós maternos

Lembranças afloram com saudades de um tempo que não volta. A casa (um rancho) do Vô Edmundo e Vó Alice era alegre e movimentada e revestida de simplicidade. Moravam em um local do Capão do Leão, chamado de Serro das Almas, que tinha como história em um passado longínquo, quarenta ladrões. Meus avós diziam que as almas dos mesmos passeavam por lá. Minha avó passava boa parte do dia na beira do fogão de lenha para fazer quitutes e meu avô na lavoura ou na pedreira.

Lá andávamos a cavalo, de bicicleta, ajudávamos na lida doméstica e muito cedo em plena geada íamos com o vô tirar leite das vacas. Nossos passeios eram nas redondezas do rancho, a paisagem era belíssima, serros e vegetação em vários tons de verde. Não tenho ideia da distância em km do próximo vizinho, mas sei que era tudo longe. Os encontros com os outros familiares eram alegres, as crianças ficavam em volta no pomar colhendo saborosas frutas enquanto os adultos ficavam conversando, o que não sei. Enfim, uma grande parte da família não está mais entre nós, mas ainda tenho tias idosas como minha mãe, a geração dos primos e a memória para armazenar lembranças de meu ciclo de criança.

 

004 - Encontro Marcado

A Academia me espera, pois sou acadêmica. Os anos passam e lá se vão, três anos e meio entre diversas atividades de um Curso Superior. As férias foram pequenas, mas suficientes para inúmeras reflexões sobre a vida universitária, os prós, os contras, o que se perde, o que se ganha, lutas por mudanças, por direitos.

A relação docente/discente é essencial para um bom aprendizado, pois dividem o mesmo universo de interesses, ensinar/aprender. A conjugação do verbo ensinar é homogênea, mas a conjugação do verbo aprender é heterogênea. O aproveitamento medíocre de um acadêmico negligente frustra um docente dedicado, bem como, a ineficiência de um docente frustra o acadêmico que busca conhecimentos. E assim, a trajetória se faz em busca da sabedoria, da avaliação final de nossas qualidades e competências.

 

005 - Mais uma semana

Muitas vezes a correria do dia a dia é grande, os pensamentos estão voltados para a vida pessoal e não administramos o tempo da pausa para observar pequenos detalhes cotidianos, como os ruídos produzidos na natureza por habitantes de seus reinos. Nem todas as pessoas conhecem a diversidade dos sons de animais, o colorido e aroma das flores, o assobio do vento, o murmúrio das águas, bem como, é raro os que agradecem à Deus a vida e fazem uma prece. A falta de administração do tempo não nos deixa perceber detalhes relevantes que contribuem para um dia mais alegre e harmonioso. O tempo da pausa é o tempo do silêncio da mente e da reflexão. Este tempo é individual, mas por certo contribuirá com a vida sob todos os aspectos. A energia da vida é feita de simplicidade, nós humanos é que programamos nossos desafetos e dissabores. Que tua semana seja feita de inúmeras pausas, para amar, orar, meditar, sonhar e ser plenamente feliz em todos seus segundos.

 

006 - Esmolas

Não tenho o hábito de dar esmolas, prefiro ofertar uma porção de alimentos. Entendo que dar esmolas é autenticar a incapacidade de produção, além de que, o hábito faz o monge, ou seja, a continuidade da esmola faz com que o pedinte se acostume a este mecanismo de chantagem emocional.  Nesta cidade os pedintes se avolumam nas redes bancárias, ponto de ônibus, portas de lojas comerciais da cidade.

Minha casa era visitada por um pedinte uma ou duas vezes por mês, um jovem educado, catador de lixo, me chamava de tia e ganhava um pacote de bolacha para o café. A última vez que aqui esteve, faz muito tempo e estava aguardando um trabalho fora da cidade. Tenho certeza que conseguiu, caso contrário escutaria nas grades de meu jardim: Tiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

007 - Alarido Politico

Isso é Brasil, discussões intermináveis, alarido estressante e viva a discórdia, a maledicência, os desajustes emocionais. As mesmas promessas ilusórias como se ocupar cargos fosse um mecanismo de milagres. Ideologias foram à óbito e as cinzas sopradas em outro planeta, resta aos homens de caráter dois caminhos, o primeiro levantar de seu berço esplêndido e lutar pela liberdade do Brasil e o segundo aplaudir. as estrelas da política, corrupção, criminalidade e impunidade. Existem culpados? Quem? O político manipulador ou o povo que prefere ser manipulado e tirar suas lascas de vantagens entre o leque de ofertas?  Dia 02 teremos a vitória da democracia ou da anarquia.

 

008 - Dignidade

Enquanto os homens que representam os governos apenas doarem alimentos como esmolas, não ocorrerá o desenvolvimento do País, pois a população carente será conduzida à estagnação, a dependência e, como inanes, estes homens, se voltarão apenas para a LEI DA SOBREVIVÊNCIA, como um veículo desgovernado. Os governantes devem governar alicerçados no respeito à cidadania e proporcionar ao homem, o trabalho que dignifica e não apenas tratá-los como servos bem alimentados, mas destituídos de sua identidade própria. As sementes nocivas semeadas no Universo tomaram uma proporção preocupante entre pensamentos, palavras e atos, desqualificando a inteligência mental, tornando o homem mais um ser irracional, no Reino Animal.

 

009 - Poluição

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Nossos rios, poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas. O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias, as quais afetam principalmente, as faixas etárias de crianças e idosos.

 

010 - Educação

Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

 

011 - Desigualdade social

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país com um sistema social muito injusto.

 

012 - Habitação

O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades. Onde estão as Políticas Públicas?

 

013 - Saúde

A saúde é considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma condição de bem-estar físico, psíquico e social. A promoção da saúde depende das condições de habitação, lazer, salário, água, esgoto e uma série de outros requisitos e ações. No Brasil, esse problema está relacionado a um desenvolvimento urbano equivocado e ao problema da distribuição de renda, que é uma das piores do mundo. Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e medicação.

 

014 – Família

Infelizmente, através dos tempos, observa-se a deterioração do conceito “família”, pois pais perderam o comando da estrutura familiar, voltados para uma gama de aspectos individualistas, assoberbados por compromissos sociais, na busca da sobrevivência. Desta forma usam a frase “com o crescimento vem a maturidade”. Um filho deve ser educado como futuro cidadão, com os valores morais transmitidos através das gerações, para fortalecer o caráter. Um alicerce inadequado resultará em mais um indivíduo, que entrará no sistema da decadência moral. 

 

015 – Justiça

É muito difícil dissertar sobre o significado real de Justiça, pois o sentido não é universal e sim pessoal. Cada indivíduo exerce a justiça de acordo com sua interpretação, ou seja, o “que é justiça para mim não é para você”. E, assim, os indivíduos vivem nesta selva de pedra que é a vida, muitos dependem de atos justos em vários aspectos de sua existência e ocupam o espaço do descrédito da justiça social, dos poderes que mantém a rédea das leis, algumas obsoletas, outras descabidas e outras tantas ignoradas. A justiça está acompanhada de termos técnicos que fogem ao conhecimento do cidadão, acompanhada da impunidade, apadrinhamento e gordas remunerações. Desta forma, é impossível dizer que existe justiça, até porque, sua representação é uma mulher com venda nos olhos que em uma das mãos segura uma balança, aí está a questão “ser ou não ser”, não pode ver e as soluções estão na sensação do peso dos pratos. É conclusiva a afirmação: - “o homem deve crer apenas na justiça Divina”.

 

016 - Retas concorrentes

Matemática, uma ciência exata que define “retas concorrentes”, quando as mesmas, tem um único ponto em comum. Esta definição pode ser direcionada à um “ponto em comum”, em nossa vida cotidiana, na sociedade, nos sistemas que gerem os cargos de mando, cujo nome é falta de caráter, que tem como primeira reta – “corrupção” e a segunda reta – “impunidade”. Nem todos são frutos de uma família em que seus membros possuem caráter, nem todos tem personalidade forte e inteligência mental para acionar seu “sistema de autopreservação” e, ao olhar lá fora, o espelho de um sistema obsoleto não emite reflexos que sirvam de parâmetros para exemplos. E, assim vivem muitos homens, voltados para suas indagações, inquietudes, preferindo ser cidadão do submundo, pois delinearam mais duas “retas concorrentes”, onde o ponto em comum é “a sobrevivência”, uma com o nome de “descrença” e a outra com o nome de “omissão”.

 

017 -  Estação Outono

O Outono é uma  estação de transição entre o verão e inverno, com  características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio. É conhecido como “Equinócio de Outono”, a estação do equilíbrio, da igualdade entre as horas do dia e da noite, a estação da colheita do que semeamos em outras estações, o tempo de se recolher e agradecer as bênçãos recebidas, tempo de doar.

 

018 - Limões no telhado

Ontem à noite em torno de 20 h iniciou um bombardeio de limões no telhado de minha casa e serenou quase 22 h, pois creio que destruíram o pé de limoeiro e ficaram sem munição. O pé de limoeiro é do vizinho que fica à esquerda e está construindo, plantado nos fundos perto muro que divide as residências. Raciocinei rapidamente e chamei a Polícia Militar que se espantou com o tipo de ocorrência, mas minha preocupação é que vândalos estivessem ocupando a obra e pudessem ser assaltantes.

Foi uma zorra, o meu cachorro e cachorros dos vizinhos latiam furiosos e, os limões ao rolar pelas telhas e se estatelarem no chão pareciam bomba caseira. Após bate papo com vizinhos à direita concluímos que, pela algazarra eram crianças. Tentamos conversar indo na entrada oficial da casa, na Rua João Pessoa. A garagem tinha luz. Tocamos a campainha e batemos no portão, não abriram, bem como a algazarra silenciou. Deitei com a firme ideia de conversar com o vizinho hoje quando acordasse, mas conclui que era perda de tempo, pois se não observaram o que os filhos fizeram devem estar ocupados com prioridades mais importantes.

Graças Deus tenho uma filha que foi bem-educada e nunca cometeu uma traquinagem deste nível, danificar um patrimônio particular ou público. Espero não ficar com goteiras na casa e vou aproveitar os limões, pois tem utilidade para saúde, beleza e lazer: quem sabe uma gostosa caipirinha em um domingo de chuva?

 

019 - Liberdade de expressão

A liberdade de expressão faz parte do dia-a-dia na vida do homem e, em muitos Países é reconhecida através das Leis do Estado. Esta liberdade deve ser bem conduzida, é aceita desde que não ultrapasse os limites, ou seja, “o limite de minha liberdade de expressão esbarra onde começa a de meu semelhante”.

O direito à esta liberdade, garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar, de receber ideias e informações, independente da intervenção de terceiros. Pode ser expressa de forma oral, escrita e até mesmo, através da expressão artística, em qualquer meio de comunicação. Esta liberdade bem conduzida se reflete de forma positiva, mas muitos ainda temem a repressão, a crítica destrutiva e não lutam por este direito adquirido. O homem deve resgatar este direito e exercê-lo a nível familiar, social, profissional e religioso em seu meio ambiente, para após, ampliá-lo ao nível de País e de Nações.

 

020 - Tempo de Outonal

Outono é a minha estação, onde cores se mesclam, tons sobre tons propiciam fascínio. É um ciclo de ajustes, quando as árvores se desnudam sem pudor e permitem, que suas folhas secas se escondam nas dobras do tempo, entre brisas e ventos. Tempo do orvalho que umedece a relva queimada pelo verão, aromas que exalam de frutos saborosos que nutrem a vida. É um tempo de encanto e magia, um convite ao mergulho na solidão e nostalgia, pois sentimentos arrefecem, a inconstância se faz presente entre felicidade, tristeza, alegria, sorrisos, lágrimas, certeza, incertezas, verdade, mentira e a viagem, no labirinto da memória, nos leva à rota de lembranças e saudade de inefáveis momentos.

 

021 - Futuro

O determinismo é uma corrente filosófica que diz que não importa o que seja feito, tudo o que deve acontecer, acontecerá (” Maktub!”, exclamam os maometanos). Esta postura, muito difundida na sabedoria popular (” não adianta lutar contra o destino”), costuma redundar em uma visão fatalista, passiva, impedindo o total engajamento na mudança das condições de vida. Na realidade o futuro não é pré-determinado (determinado previamente). O futuro pode ser sim “determinado” (de agora para o término), no sentido de que é uma extensão do presente, uma continuação lógica deste. E para escolher o nosso futuro, precisamos aprender a agir da melhor maneira possível neste presente.

 

022 -  Maçonaria

Em 2015 meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre um Monumento no Cemitério São Francisco de Paula, na cidade de Pelotas/RS, o qual tinha vários símbolos Maçons. Desta forma passei 5 meses lendo e pesquisando sobre a Maçonaria para decifrar a simbologia, bem como conheci sua importância à nível Mundial. No Brasil, inúmeros políticos, já falecidos pertenceram e atualmente, alguns são membros da Irmandade. As mudanças de destaque no País foram impulsionadas por Maçons, como a Independência do Brasil e Proclamação da República.

 

023 - Candomblé

Os escravos africanos ao chegarem no Brasil trazidos da África trouxeram a cultura iorubá e receberam o nome de nagôs, termo usado pelos franceses para designar os africanos da costa dos escravos, que falavam a língua iorubá, já os jêjes eram provenientes do Reino do Daomé, se obrigaram a manter o culto às divindades de forma secreta, para não contrariar seus senhores e contribuíram para a cultura brasileira sob vários aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Desta forma foi criado o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás e praticada atualmente, em todo o território brasileiro.

 

024 - Umbanda - Pretos Velhos

A Umbanda é uma religião brasileira que agrega elementos das religiões africanas, cristãs, indígenas e o espiritismo. Foi fundada em 15 de novembro de 1908, no Rio de Janeiro, por um jovem chamado Zélio Fernandino de Morais que sob estado de transe se apresentou como Caboclo das Sete Encruzilhadas. Desta forma, nesta data são homenageados os Pretos Velhos, espíritos de antepassados, negros africanos, que viveram nas senzalas como escravos e que morreram no tronco ou de velhice, considerados divindades purificadas.

 

025 - Líderes religiosos

Necessitam mais conhecimento sobre o espaço espiritual do homem, pois Espírito é a parte imaterial do ser humano, a alma, a energia vital que se manifesta no corpo físico. A fé também é uma energia imaterial. Energias se conectam em qualquer lugar, mas infelizmente fiéis tem obcecados que ter uma bengala material como: olhar imagens, tocar em um tijolinho da igreja, repetir as palavras da oração, escutar hinos sacros. Medite no santuário de sua casa, com sua família e por certo sentirá seu corpo físico ser preenchido de energias e seu espírito de luz.

 

026 - Tempo de Outonal

Outono é a minha estação, onde cores se mesclam, tons sobre tons propiciam fascínio. É um ciclo de ajustes, quando as árvores se desnudam sem pudor e permitem, que suas folhas secas se escondam nas dobras do tempo, entre brisas e ventos. Tempo do orvalho que umedece a relva queimada pelo verão, aromas que exalam de frutos saborosos que nutrem a vida. É um tempo de encanto e magia, um convite ao mergulho na solidão e nostalgia, pois sentimentos arrefecem, a inconstância se faz presente entre felicidade, tristeza, alegria, sorrisos, lágrimas, certeza, incertezas, verdade, mentira e a viagem, no labirinto da memória, nos leva à rota de lembranças e saudade de inefáveis momentos.

 

027 - Poder do olhar

Alguns povos têm a crença que se a luz penetra pelos olhos levando ou transmitindo a imagem ao cérebro, o inverso também é possível. Do cérebro, através dos olhos, seria possível emitir uma espécie de Luz, e desta forma, energia para onde focamos, sendo assim, se uma pessoa te olha, com atenção, está emanando energia, mas a luz, nesse caso, vem agregada de outros componentes originados por pensamentos e emoções, muitas vezes ruins. A força do olhar também pode ser analisada a partir do estudo da palavra “inveja” originada do termo latim “invidia”, do verbo “invetere”, cujo significado é “ver intensamente”. Popularmente gerou os termos “olho gordo”, “olho grande”, “mau olhado”, uma energia extremamente negativa que pode, na maioria das vezes, não intencionalmente, ser emitida de uma pessoa para outra e prejudicá-la se estiver desprotegida ou enfraquecida espiritualmente. Mas os efeitos do olhar não são apenas negativos, existe também o olhar doce e amigo que repreende, incentiva, traz segurança, o olhar dos Anjos, que nos protegem e dos Mestres que nos guiam. Na verdade, os olhos são apenas os agentes, a interface, para a captura das imagens e a remessa das mesmas para o cérebro onde então são tratadas, analisadas, depuradas e interpretadas segundo nossas crenças e valores.

 

028 - Sexta-feira 13

As crendices no decorrer do tempo permanecem iguais e o homem é fascinado por mistérios. Hoje, sexta-feira 13 é uma data muito temida, principalmente se cair no mês de agosto. São inúmeras as histórias entre a cultura de povos sobre esta data, a maioria está ligada à fatos políticos mundiais, bem como, religiosos, desde os povos bárbaros que invadiram a Europa no período medieval, onde divindades eram cultuadas para o bem e o mal, bruxas e demônios eram temidos. Não é uma data que altera os fatos e sim, a energia do pensamento, pois atraímos o que desejamos ou tememos, ou seja, somos condutores de nossa sorte ou azar. Seja feliz em qualquer dia, independente da data numérica.

 

029 - Cidadania

Esta é uma palavra difícil de interpretar, pois não condiz com o que a criança aprende em sua formação na família e nem no que lhe é ensinado na Escola. Aprendemos que a cidadania é dividida entre os deveres que o Cidadão tem com a sociedade nos aspectos, familiar, social e político e, os direitos fundamentais, não outorgados, mas reconhecidos, como a vida, a liberdade, a igualdade, a propriedade, segurança, etc. Os direitos são de exercício exclusivo do indivíduo, um domínio no qual o Estado não pode interferir, mas não é o que ocorre.

 

030 - Nosso Brasil

Brasileiros acordam e concluem que no berço esplêndido descansa a corrupção e a impunidade, que suas matas não são tão verdejantes, que em seu seio a liberdade foi acorrentada por ferrenhos inimigos brasileiros, que a esperança de dias melhores foi ao óbito e que a exterminação de seus filhos ocorre diariamente. Brasil, um País onde a desigualdade social prolifera, onde seu cidadão da classe dos miseráveis, ao invés de buscar emprego, se contenta com um governo que o compra com bolsas esmolas e retribui conduzindo aos cargos públicos, pessoas inescrupulosas. Chegou o momento de lutar por seus direitos, mas reconhecendo seus deveres de ordem, para o progresso. Que o brilho das estrelas de nossa Bandeira ilumine os atos do povo heróico e que seu brado de basta retumbe entre os quadrantes desta terra tão amada.

 

031 - Quaresma

O período da Quaresma deve ser usado para recolhimento rumo ao autoconhecimento e libertar o Ego de falsas imagens, as quais estão associadas ao Eu e ao corpo físico. O homem deve banir o nocivo e concluir que um ego caótico mantém a adrenalina elevada, a posição de ataque, pois a postura da defesa é egoísta. É tempo de conscientização, pois o homem não pode se deixar levar por pensamentos perniciosos, atos desalmados e obras infrutíferas. É um período para fortalecer a identidade espiritual e abrir as portas interiores, expelir os traumas estagnados e absorver as energias cósmicas para a transmutação. Acima de tudo vivenciar a conexão com o divino através da oração e da caridade que enobrece. Usar os olhos da Alma para ver que ao nosso redor está o semelhante, com as mesmas dores, esperanças e desesperanças, se humanizar e dividir alegria, amor e paz.

 

032 - Páscoa

Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação" e seu ritual é passado através das gerações. Representa a busca pelo conhecimento, a renovação dos nossos propósitos mais nobres na evolução espiritual, os princípios éticos e morais. Páscoa é tempo de romper com o alimento da infelicidade, egoísmo, orgulho, vaidade, preconceito, mentira, discussão, violência, exploração, desequilíbrio, frustração, atributos por nós desenvolvidos.  Páscoa é a reforma íntima, quando o estagnado se desfaz e o renascer se faz presente, a liberdade na existência para vivenciar a prática da caridade e amor, instrumentos que levam à paz universal. Seja qual for sua fé use este tempo para renovar sua essência e permitir que, germine sementes plantadas no espírito ao reencarnar, não só em tempo de Páscoa, mas a cada instante de sua existência.

 

033 - Democracia

A democracia é um sistema político que se baseia no livre exercício da cidadania. Para ser um cidadão participante é necessário buscar informações, nos órgãos públicos e instituições da sociedade civil, o conhecimento sobre as Leis que sustentam os direitos e deveres do cidadão. Um de seus deveres é participar das decisões relacionadas ao bem comum da sociedade e um de seus direitos é reivindicar, através da expressão oral ou escrita.  Cada povo faz sua história, através do Governo que elege, mas pode modificá-la motivado pela falta de lisura governamental. A omissão gera acomodação, a acomodação gera a estagnação, a estagnação gera a frustração e a frustração gera uma casta desprezível, os párias da sociedade.

 

034 - Determinismo

O futuro será vivenciado de acordo com os alicerces construídos no presente. Na realidade o futuro não é pré-determinado (determinado previamente). O futuro pode ser sim “determinado” (de agora para o término), no sentido de que é uma extensão do presente, uma continuação lógica deste. E para escolher o nosso futuro, precisamos aprender a agir da melhor maneira possível neste presente.

 

035 – Pensamento

Não é suficiente utilizar-se apenas formas lógicas de pensar e tomar decisões, acreditando que todo tipo de questões de vida pode ser resolvido desta forma. Como também não é suficiente nos apoiarmos apenas em formas emocionais e impulsivas de agir. Os atuais conceitos sobre Inteligência Emocional mostram efetivamente a importância de obtermos o equilíbrio entre estas duas formas de pensamento. A conciliação não passa apenas por uma verificação sobre o que a nossa lógica e nossa emoção estão nos dizendo. Muitas vezes estes dois aspectos estão em conflito. Podemos, por exemplo, dispor de várias alternativas de ação, todas elas com seus prós e contras, e nosso intelecto não dispõe de fatos suficientes para escolher. E podemos também, estar com sensações de ansiedade não específicas sobre os vários cursos de ação, com nossa emoção contaminada por crenças de limitação sobre nossas capacidades e recursos – atitudes que muitas vezes são intituladas como “autossabotagem”.

 

036 – Adeus invernada

Mais uma estação despede-se do tempo e mais um visitante chega para permanecer entre nós, o Inverno, senhor dos ventos fustigantes, de intensas chuvas e da neve. Uma estação triste e nostálgica, as transformações ocorrem entre tons e sons, animais hibernam, as árvores despidas, entre as névoas das manhãs e as brumas do entardecer simbolizam a natureza morta, águas se cristalizam e homens retraídos pelo frio gelam a alma e sentimentos. Há quem diga que o inverno é implacável, por certo é para àqueles desabrigados, sem cobertor, sem teto, andarilhos, muitas vezes descalços e com fome que circulam pelas ruas das cidades. Há quem diga que o inverno é uma estação para exercitar sensações entre viagens e gastronomia ou mesmo, para ficar aconchegado entre cobertas no exercício da preguiça.

 

037 - Manhã gélida

Alguns minutos atrás olhando um vasto campo pela janela de meu quarto observei, a cerração que impede uma visão. Fiz breve análise sobre as estações e suas transformações, como afetam a vida, na natureza flora e fauna, no homem que acorda e caminha por ruas e praças, respirando este ar úmido para cumprir suas tarefas cotidianas. Julho, mês de férias, de preguiça, crianças dormindo na cama quente na espera de um café gostoso e um cativante sorriso materno. Idosos sem compromisso despertam tristes, pois vivem na estação da indiferença, assolados pelo tédio, doença da velhice, sem ambição de vencer o tempo e o espaço. A estação ainda nos reserva muitos dias e noites de inverno e o corpo se debate entre as defesas e doenças causadas por intempéries. Existem remédios para quase tudo desde que, as emoções não congelem e afetem a energia vital. Agasalhe a alma com pensamentos positivos, alegrias e lazer e vença o tempo de inverno.

 

038 - O Escritor

Não tem hora, não tem dia, tem o minuto presente, onde a inspiração brota e utiliza a pena e pergaminho para grafar.  São inúmeras obras desde a vanguarda clássica até o modernismo, onde o escritor escreve o que pensa, o que sente e deixa uma semente para reflexão ao seu leitor. O estilo pode ser individual, onde o escritor manipula a linguagem literária, com conteúdo para determinados leitores ou, estilo de época, que falam de um determinado período histórico, escritos por vários autores e direcionado a todos tipos de leitores. É no ato de escrever que o indivíduo exerce sua liberdade, com identidade única e intransferível. Algumas obras atravessam fronteiras e outras, se perpetuam através do tempo.  Ser escritor é a arte de expressar sua intelectualidade através da escrita.

 

039 - Sono Reparador

Dialogar com a mente é possível desde que, o indivíduo seja seleto em seus pensamentos. No início parece impossível, mas a técnica da meditação nos proporciona a limpeza mental, desta forma, a mente descansa das atividades cotidianas e, em outra dimensão, ocorre um monólogo mental silencioso, para ordenar as atribuições do próximo dia. Tenho por hábito deitar, ainda desperta, para exercícios respiratórios ordenados. Após fixo minha visão interior em algo de interesse, como o esvoaçar de borboletas. Quando me sinto envolvida por milhares de borboletas concluo que, a mente esvaziou e está apta para o repouso. Após exercícios é hora de relaxar o físico, extrair do cosmo fluidos benéficos e sorrir para a noite. O resultado é um sono reparador.

 

040 - Inabitual

Eu achar “tempo” para lazer? O cotidiano absorve as horas que deslizam pelo visor do relógio. São ponteiros que sobem e descem, se unem, se separam e assim decorre uma existência, ou seja, capítulos de vida monótonos. Uma vez alguém iluminado me disse: cada ser escreve sua história. Este conselho virou processo de ignição na energia vital e como tenho, vários capítulos para escrever analisei prós e contras e questionei: quem sabe não está na hora de espanar a poeira e mudar o curso da história? Trocar o inabitual para viver momentos de lazer e viver, um presente pleno, pois futuro é apenas uma quimera.

 

041 - Pais e Filhos

Os homens, seres mortais, aqui estão para cumprir uma missão e obter evolução espiritual. Nos é facultado o direito de escolhas como, em que seio familiar reencarnar, desta forma, nada é por acaso. Nossa bagagem carrega as lições de vida para o aprimoramento de um projeto educacional, alicerçado no Livre Arbítrio. Quando aqui chegamos já nos aguarda uma família, composta de pai e mãe e, em alguns casos, irmãos, os quais nos antecederam e evoluíram, com condições de promover nossa ascensão intelectual, social e espiritual. É notório que nem sempre existe sintonia nos relacionamentos de pais e filhos o que dificulta o cumprimento do Karma, para ambas as partes. Paternidade e maternidade é um sacerdócio, a responsabilidade de uma semeadura profícua, pois o fracasso é sinal de uma colheita de mazelas.

 

042 - Infância

Lá se foi o tempo que deixou saudades. Hoje, apenas lembranças da abençoada convivência familiar, quando primos se encontravam para as peraltices e social, quando a amizade se tornava espontânea. A palavra individualidade era um termo desconhecido e existia pureza de sentimentos, ou seja, a inocência se sobressaia. Lembro-me das fugas inocentes para molhar os pés descalços nas poças de água ou tomar um banho de chuva, dos joelhos esfolados, dos furtos em pedaços de bolo antes das refeições, das arteirices cotidianas como subir em árvores para apanhar doces frutos e levar puxões de orelhas dos avós, pois os frutos não estavam maduros. Mesmo que estas lembranças nostálgicas sejam passageiras a vida, em algum instante alicerçou na memória, um tempo de alegria e magia na estação da infância

 

043 - Nossos Jovens

Uma parcela da juventude me entristece, àqueles que não venceram traumas e tabus no decorrer da existência e hoje revoltados expressam através de pensamentos, palavras e atos. Esta parcela é digna de atenção e cuidados da família e dos governos em suas instâncias. É necessário um atendimento família/jovem, por profissionais competentes da Saúde Comportamental, pois estes descalabros que nos chegam ao conhecimento é fruto de uma educação falha no que concerne ao monitoramento da formação de um indivíduo, ou seja, seus alicerces vitais. Com a extinção da família patriarcal os grilhões foram rompidos e os pais também, iniciaram um novo aprendizado no ato de educar, pois é difícil lidar com o conceito de certo e errado na contemporaneidade, onde nada é absoluto. Os conflitos se somam nos pilares que geram a estabilidade, família e sociedade e o jovem imerso na insatisfação busca seus pares, sua formação na escola da vida, onde não existem mestres, cobranças e críticas.

 

044 - Terceira idade

O Dia Mundial da Terceira Idade foi proclamado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção do Mundo para a situação financeira, social e afetiva em que se vive nessa faixa etária. Nos séculos passados, após 60 anos, os homens esperavam a morte sentados em poltronas confortáveis assistindo saraus e bebericando seus licores e posteriormente, a TV. As senhoras prendadas reuniam-se para falar sobre alimentação, vestuários, filhos e quem sabe, um pouquinho de diz-que-me-diz. O que mudou na terceira idade? A conscientização do homem ao concluir que, se ocupar a mente ela proporcionará mais saúde ou menos doenças no corpo físico e incentivará a produtividade mental.

 

045 – Lembranças

São guardadas nos compartimentos da memória, principalmente as que nos causam prazer. Lembro de brincadeiras infantis sob olhar crítico de minha mãe, mas bastava se afastar vinham as artes. Lembro da juventude, da escola, dos colegas, primeiro namorado onde os encontros eram na igreja, sentados distantes nos bancos. Lembro das quermesses na praça, das músicas, das danças de quadrilha, dos grupos de amigas que caminhavam sob o luar com tranquilidade, sem medo de assaltos. Realmente minha época de infância e adolescência é inesquecível.

 

046 – Espera

Significa a programação mental do indivíduo, no aspecto negativo tristeza, angústia, dúvida e até mesmo desespero. No aspecto positivo se conscientiza que são sequências de segundos, horas e dias de acordo com seu merecimento, pois são seis letras que fazem parte não só de nossa vida, mas de todos habitantes da humanidade.

 

047 - Brasil e o presente

É possível constatar através dos meios de comunicação que nosso Regime Democrático se transformou em Regime Anárquico e que nosso País como um barco à deriva ou um carro desgovernado perdeu a direção pré-estabelecida. É possível constatar que nossos três Poderes perderam a vitalidade e adoeceram gravemente, com doenças epidêmicas como a corrupção. Ocorre uma inversão, pois quem deveria manter a ordem e mostrar a força não pode fazer cobranças, não dá exemplos, a classe dos marginalizados se reproduz de forma assustadora e age de forma coesa no objetivo de desestabilizar o País, pois são extremamente inteligentes. É lamentável o que ocorreu, está ocorrendo e ocorrerá, pois a ordem do país perdeu o eixo em todos os aspectos, principalmente social e econômico.

 

048 - Peregrino

De tanto andar o peregrino sentou-se em uma pedra incômoda na beira da estrada. Custou acomodar-se e, mesmo observando que ao seu redor existia terra e grama ficou onde estava e disse: Agradeço ao além terem colocado em minha caminhada essa pequena pedra para descansar, pois amanhã não sei o que me reserva o destino, talvez nem pedra, nem vida.

 

049 - Ano Velho

Quando iniciou o ano não sabia como cumpriria minha missão. A inteligência me fez entender que nada sou diante dos desígnios do Criador e que a vida é fugaz, com tempo indefinido. Agradeço-te pelo despertar e assistir o renascer de cada habitante nos reinos da natureza, por ter oportunidade de me despedir da lua e, em oração silenciosa ao adormecer agradecer ao Pai, por ser merecedora de dádivas.

Teus doze meses passaram rápidos sem me aperceber por inúmeros desafios a superar. Agradeço as oportunidades de demonstrar afeto e respeito por todos semelhantes, pois contigo aprendi meu sábio mestre, a vivenciar cada segundo alicerçada nos sentimentos nobres, em busca da evolução espiritual. Gratidão 2016.

 

050 - Metáforas Delirantes

Metáforas delirantes são tentativas de dar sentido ao que está fora do sentido, por isso existem as construções mentais delirantes, as quais são alimentadas por impulso externo e a recepção interna de uma inteligência obstruída. Atualmente o impulso é a megalomania da classe política e as emoções desordenadas do cidadão. O preocupante é o número expressivo destes cidadãos que estão incluídos, nas classes média e rica, pessoas abastadas e com alto nível cultural.  E assim navega o Brasil, um barco à deriva, com um futuro imprevisível.

 

051 - Um Colibri

Na energia da leve brisa matinal avistei, a dança de um pequenino colibri, esvoaçante entre flores de meu jardim. Seus delicados beijos acariciavam as flores vermelhas de uma guiné do mato. Suas idas e vindas demonstravam momentos de reflexão e a arte do pulsar da vida. Senti vontade de fotografá-lo, mas o raciocínio lógico impediu que me afastasse da janela, pois perderia o balé de asas.

Colibris visitam cotidianamente meu jardim, mas este por estar só absorveu minha atenção. Sem condições de diálogo detive-me, no monólogo silencioso para não o assustar. Sensibilizada, após um tempo sem contar os minutos, a belíssima ave alçou voo em direção oposta. Agradeci a Deus poder apreciar uma demonstração de afeto entre o reino animal e vegetal, um momento de arte e poesia.

 

052 - Miscigenação

Nosso Brasil é rico em miscigenação de etnias e as populações tradicionais variam de acordo com cada região do Brasil, apresentando traços  culturais que as diferenciam como: comunidades dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, os caboclos ribeirinhos, as comunidades tradicionais urbanas, as populações tradicionais marítimas, que se subdividem em pescadores artesanais e os caiçaras, entre outras, as quais sofrem ameaças ao seu patrimônio cultural imaterial, resultantes de um descaso do Poder Público. “O patrimônio “Cultura Imaterial” tem como principal fundamento legal, perante o Direito Brasileiro, na Constituição da República de 1988, que, diferentemente de cartas constitucionais passadas, reconhecem a importância dos bens imateriais, bastando que os mesmos sejam "bens portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diversos grupos que compõem a sociedade brasileira".

 

053 -  Cultura

A palavra cultura recebe várias interpretações, alguns conceitos amplos e outros restritos. Entendo como cultura todo o conhecimento absorvido e aplicado nas crenças, na arte em sua diversificação, nas regras morais, no cumprimento de leis, nos costumes e hábitos de um povo, enfim, todos os pré-requisitos que sirvam de mola propulsora para que o indivíduo assume seu lugar no contexto da sociedade. A discriminação sempre se fez presente e, em séculos passados, algumas religiões propagavam a ideia de que o negro ou indígena não possuíam Alma, desta forma, necessitavam apenas de conhecimentos básicos para serem civilizados. A atualidade mostra o quão errôneo era o conceito de cultura, pois hoje, é possível, mesmo com algumas restrições e discriminações, “o índio e o negro”, ocuparem espaços antes reservados só a classe alta, fazendo uso de um dom que nos é facultado desde o nascimento, a “oratória”, pois é através da palavra que um povo pode expressar suas necessidades e lutar por suas prioridades.

 

054 - Páscoa para os espíritas

Representa a busca pelo conhecimento, a renovação dos propósitos mais nobres na evolução espiritual, renovando os princípios éticos e morais. Os dogmas de todas as religiões devem ser respeitados, desta forma, seja qual for sua fé, use este tempo para renovar sua essência, oportunize brotar as sementes plantadas no espírito ao reencarnar, como o amor, paz, humildade e as dívida com seus semelhantes. Receba meus votos de uma Páscoa alegre com paz e união. Que você, de alguma forma, possa sinalizar seu marco individual para o caminho do Amor Universal.

 

055 - Final de Semana.

Muito feliz. Mais um semestre que venci e este foi o melhor semestre na minha vida acadêmica. Arregacei as mangas e mostrei trabalho, competência e o reconhecimento por parte de colegas e superiores aconteceu. Neste ano, dois Museus da Colônia de Pelotas, “Museu Etnográfico da Colônia Maciel” e “Museu da Colônia Francesa” estiveram sob minha responsabilidade, para recuperação de seus acervos e cada objeto está impregnado de minhas energias, em seus novos ciclos de vida. E eu faço parte desta nova história. O agradecimento do Coordenar do Projeto dos Museus da UFPel, Prof. Fábio Vergara Cerqueira: Não é todo dia que se encontra uma profissional e acima de tudo uma pessoa com as qualidades de seriedade, compromisso e confiabilidade que encontramos em ti Vera Regina Cazaubon, aliadas à competência. Vais fazer falta! Sou imensamente grato à cooperação que tivemos durante este tempo. Emano bons augúrios para os novos passos que vêm pela frente!

 

056 - Festas Juninas

As festas juninas no Brasil iniciaram com sua colonização, uma cultura europeia que foi adotada e difundida entre brasileiros, mas tudo muda de acordo com interesses da época e, as famosas festas em homenagens aos santos católicos, que iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram dia 29, dia de São Pedro também mudaram em algumas regiões. Nestes festejos, famílias e amigos se reuniam, ruas eram fechadas e enfeitadas com balões e bandeirolas coloridas. Ainda lembro das fogueiras, foguetes, a dança das quadrilhas, o pau-de-sebo, a carroça carregando os noivos caipiras. Não esqueçam de pedir bênçãos para Santo Antônio, São Pedro e São João.

Sinto saudades daquele tempo de alegria, dos quitutes como pinhão, bolo de milho, canjica, pipoca, milho cozido e o delicioso quentão. Não se vive de saudades, sendo assim providenciarei uma fogueira e tomarei quentão, mas não esquecerei de pedir bênçãos para São Pedro, Santo Antônio e São João.

 

057 - Consciente/Inconsciente

Muitas vezes o indivíduo tem um comportamento agressivo sem explicação plausível e extrapola em atitudes, como o que ocorreu nas redes sociais sobre a exposição de “Queermuseu” no Santander Cultural/RS. Nos é facultada a inteligência para manter o discernimento em equilíbrio, a qual é obscurecida por sentimentos nocivos que geram ações maléficas impulsionadas pelo armazenamento de fantasmas, desejos, tabus e fantasias que habitam o inconsciente. Desta forma, o indivíduo perde a razão quando invade a individualidade de forma desastrosa.

A arte e suas formas de expressão nasceram com a humanidade e passaram por inúmeras vertentes de acordo com a época. Em cada obra está contida a essência do artista que permite fluir suas emoções e sentimentos, seu patrimônio imaterial e intransferível. Cabe a nós espectadores gostar ou não, mas nunca cercear e incitar movimentos depreciativos. Os últimos acontecimentos autenticaram pensamentos retrógrados.

 

058 - Falando em QI

Em algumas décadas atrás era dada uma relevante importância ao QI, O quociente de inteligência, o mais tradicional sistema de perguntas e respostas utilizado para avaliar a capacidade de raciocínio de uma pessoa.  Na atualidade existe outro QI, - Quem Indica -, neste não existe nenhum tipo de avaliação, é exercido através de conchavos políticos e sociais, mas nem sempre quem indica, sabe escolher a pessoa certa para ocupar o cargo e, esta lógica é observada nos acontecimentos políticos de nosso País. Quanto maior a responsabilidade do cargo, mais rigoroso deverá ser o processo seletivo, desta forma, é necessário buscar referências externas para a escolha do melhor, sendo pré-requisito, a lisura de caráter. Nesse entra e sai de cargos, somam-se as tentativas e diminui a confiabilidade em uma governabilidade séria, direcionada aos interesses do povo.

 

059 -  Primavera triste porquê?

Pelotas em seu último dia de inverno. Um dia frio, ventoso, como se a estação não quisesse concluir seu ciclo. No período da tarde percorri ruas, para realizar tarefas e observei, transeuntes com passos rápidos a fugir do chuvisco na busca de abrigo. Não foi possível aspirar o aroma das flores e escutar a melodia do vento, características da Primavera, pois o cinza invernal cobriu a leveza do balé de asas da passarada.

Sentada no banco de meu transporte coletivo em monólogo perguntei, quantas pessoas teriam percebido a entrada da nova estação, quando escutei: É primavera triste. Voltei-me para àquela voz rouca e questionei: Primavera triste por quê?

Um rosto sulcado de rugas pela passagem do tempo, cabelo branco como a neve em largo sorriso respondeu: A natureza é igual a nós moça, triste.  Retornei ao monólogo para entender a profunda sabedoria de meu semelhante.

 

060 - Leis do Universo

Todas as religiões da terra conhecem uma das mais importantes leis do universo: a lei de causa e efeito. Nos últimos meses, o povo brasileiro usa esta lei em seu cotidiano nas diversas classes sociais da sociedade, em busca da sobrevivência. Os governos nas três instâncias, Municipal, estadual e Federal tratam seu cidadão como marionetes, mas as marionetes reagem também, através da palavra ou da ação. É deprimente ver a falta de respeito entre o povo e seu governo e o governo com seu povo, pois cada pensamento causa uma consequência (positiva ou negativa ao nosso julgamento e dos demais) e, desta forma ocorre, uma desestabilização da harmonia do sistema universal que resulta no alimento do Ego dos fortes e ao mesmo tempo, as emoções de raiva e ódio dos fracos.

 

061 - Isto é Brasil

Uma parcela expressiva culpa o universo político pelo caos que o Brasil enfrenta, mas esquecem que o responsável por todos os descalabros institucionais é o povo que os colocou nos respectivos cargos nas esferas, municipal, estadual e federal, pois sem o voto popular não estariam lá. Classifico o eleitor em três categorias, o cidadão que crê em tudo que escuta, principalmente sobre bolsas miséria e aumento salarial. A outra categoria é composta por àqueles que não se preocupam com seus deveres de cidadão e ainda usam a expressão "seja o que Deus quiser". A última categoria é composta de indivíduos sem caráter que votam para conseguir benefícios ilícitos, desta forma é necessário colocar um grupo de quadrilheiros no poder.

 

062 - Dia de todos os Santos

Nesta data, a Igreja Católica celebra a Festim Ominam Sanctorum. Dentro dos dogmas do catolicismo é a celebração da conexão do homem com Deus na busca da perfeição. Recebe bênçãos especiais dos santos, homens que desde o início da igreja até os dias atuais, de alguma forma dedicaram suas vidas à fé e trabalhos humanitários, os quais foram canonizados em reconhecimento. Mas existem inúmeras opções religiosas com diversidade de rituais, em homenagem aos seus santos. Esta soma de rituais leva o homem à manifestação de fé em suas crenças, através de um estado meditativo para reflexão e oração, em busca de respostas às inquietações.

 

063 - Quarta - Feira de cinzas 

Em tempos idos o carnaval tinha uma beleza ímpar. Salões enfeitados com serpentinas coloridas, muito confete e a música das marchinhas gostosas de dançar, concursos de fantasias, com representantes dos Clubes da cidade. O folião fantasiado desfilava só ou acompanhado e abria as portas da festa o Rei Momo, um “gorducho” alegre com um sorriso jovial, vestido a rigor com as chaves da cidade na mão, acompanhado em sua corte, com belas meninas. O carnaval de rua era belíssimo, com desfile de carros e mascarados brincando com os expectadores, jogando confete e lança perfume.

A quarta-feira de cinzas era dia de descanso, apenas alguns foliões desfilavam, Pierrô sem sua Columbina e os que beberam além da conta sentados, em portas até despertar. Mais um carnaval que passa, por certo cada indivíduo nesta data tem inúmeras peripécias para contar ou, armazenar na saudade o que não foi, mas com esperanças de ser feliz no próximo carnaval.

 

064 - Verdade

A verdade é uma palavra composta por um triângulo, ela habita no vértice e nos ângulos congruentes está o historiador e a história. Ele conta a história com a veracidade que a vê e quem escuta pode ter uma visão diferente, ou seja, cada um escolhe a sua verdade. Desta forma ela não é universal, não é absoluta e, em muitos casos lhe é acrescentado o sufixo “in”, inverdade que não é uma mentira, apenas um prisma de olhar. Em alguma situação da vida o indivíduo não falou a verdade, às vezes para evitar atritos, outras para não causar mágoas, mas um semelhante de alguma forma sofreu consequências por uma decisão impensada. É necessário autenticidade para expor o que se sente, o que se pensa, o que se faz tendo como alicerce a plena verdade, bem como, arcar com as consequências do que pode ocasionar, mas de qualquer forma é necessária para uma boa convivência em qualquer aspecto da vida.

065 - Boas Festas

Boas Festas é um leque de desejos como alegria de reuniões em família ou amigos, oportunidades para viagens de lazer, realizações de metas, enfim desejamos que tudo seja bom. Mas a trajetória do homem não é transposta apenas no que podemos chamar de “coisas materiais”, as quais tem o disfarce de substituir tantas outras necessidades. Posso garantir que são raros os humanos que tem Boas Festas, pois quem consegue sinaliza sua evolução espiritual, onde ao longo do ano exercitou sentimentos nobres entre seus semelhantes e não deixou para um Natal e Ano Novo fingir, que está em êxtase de alegria. Existe uma certeza, você poderá enganar seus pares, mas nunca a sua consciência. Ainda há tempo para o auto perdão, o perdão, a reconciliação, atos de solidariedade e caridade. Quem sabe você muda o curso destes sentimentos nocivos que habitam sua essência e curta, Boas Festas com a paz interior.

 

066 - Final do Ano

Último dia de 2018, deveria ser um dia de autoanálise para verificar se, o saldo de suas opções foi positivo ou negativo, mas são raros àqueles que executam esta tarefa, pois a euforia toma conta dos pensamentos, palavras e atos.  Quem consegue, por certo reconhecerá atributos negativos que envolveram a falta de paciência, solidariedade, caridade, humildade, soberba, bem como, atributos positivos como a perseverança, ousadia e coragem para vencer obstáculos. Você é artista, a tela é sua trajetória, a paleta de cores e nuances provém de sua criatividade, os traços resultam de suas percepções, sensações, emoções e sentimentos. Ser feliz, realizado, ter sucesso, amor e paz em 2019 depende de suas opções e cabe a você gerar seu renascer.

 

067 - O Tempo

Em ruídos incessantes, somam-se segundos e minutos, que se transformam em horas diurnas e noturnas, com o nome de tempo, um mistério complexo, dividido em segundos não percebidos, em horas e anos no turbilhão de emoções. Ele não tem princípio nem fim, não é medido, apenas vivenciado com o despertar interior. Se desperdiçarmos o tempo torna-se passado, uma soma de horas não retornáveis, as quais nos farão falta quando ele for futuro, uma incógnita, imparcial e incontrolável e para muitos, a eternidade.  Existe o tempo certo para o início e fim dos ciclos, a ponte que os une é a arte de saber viver, pois cada segundo é um renascer e cada renascer traz um desafio a vencer.

 

068 - Um olhar sobre o amor

É uma energia sem limites que anima os seres vivos e rege o universo, mas são poucos os que conseguem vivenciar o sentimento na plenitude. Houve um tempo que o romantismo estava em alta e impulsionava metas que eram direcionadas à uma união estável, os laços eram fortalecidos com pensamentos, palavras e obras. Hoje, a maioria das pessoas mantém um relacionamento sem compromisso, apenas desfrutam a companhia por um curto tempo e, quase sempre, para ter um parceiro sexual.

 

069 - Férias

Mais ou menos um semestre concluído com a média 8,5. Um período desgastante entre leitura de textos, resenhas, resumos, seminários e trabalhos nas disciplinas de final de semestre. Não vi este tempo passar mergulhada na obtenção de conhecimentos, mas valeu a pena pois vencer desafios é sinal de ousadia e coragem, dois atributos inerentes de minha essência. As férias é um tempo curtíssimo, o suficiente para um relax e retornar ao meu trabalho intelectual. E assim a vida passa e assim vive-se feliz.

 

070 - Caráter

O caráter de um indivíduo é observado pelo seu modo de agir, que diz respeito a sua identidade que é única. Os atributos que compõe este caráter bom ou ruim fazem parte do comportamento moral da pessoa que resulta de seu convívio familiar e social. O homem pode enganar a todos por um pequeno tempo, mas não sempre. Quando os atributos são positivos se observa as vitórias, o crescimento, o progresso, a determinação, mesmo de forma lenta este indivíduo é um ser realizado, pois a obra de sua vida tem alicerces estáveis. Quando o caráter é forte o ambiente externo não o afeta, pois apenas sua formação é que determina suas ações. Quando os atributos são negativos o indivíduo é coberto pela máscara ilusória da sombra da Alma. Existem várias escalas de caráter que oscilam entre os desafios e a aprendizagem, o topo é o autoconhecimento.

 

071 – Patrimônio Cultural Imaterial

O patrimônio Cultural Imaterial tem como principal fundamento legal, perante o Direito Brasileiro, na Constituição da República de 1988, que diferentemente de cartas constitucionais passadas, reconhecem a importância dos bens imateriais, bastando que os mesmos sejam "bens portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diversos grupos que compõem a sociedade brasileira". Nosso Brasil é rico em miscigenação de etnias e as populações tradicionais variam de acordo com cada região do Brasil, apresentando traços  culturais que as diferenciam como: comunidades dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, os caboclos ribeirinhos, as comunidades tradicionais urbanas, as populações tradicionais marítimas, que se subdividem em pescadores artesanais e os caiçaras, entre outras, as quais sofrem ameaças ao seu patrimônio cultural imaterial, resultantes do descaso do Poder Público.

 

072 - Redes Sociais

Há muito tempo venho observando nas redes sociais que, uma parcela da  sociedade transformou-se em semeador do ódio que nutre o preconceito endêmico no mundo, sob vários aspectos: com as mulheres (machismo, misoginia ou sexismo); o racismo que torna o branco uma raça superior; a camada social dos pobres ou miseráveis (sem teto, sem trabalho) por parte das classes dominantes; intolerância religiosa, principalmente com os africanistas; discriminação com os deficientes, muitas vezes não permitindo a inclusão social; a aparência visual, (gorda, magra, feia, bonita, etc.), atrelados à uma imagem padronizada da sociedade; aos LGBTs, com agressão  física ou psicológica, atos que levam a morte violenta pelos preconceituosos ou, ao suicídio pela não aceitação das escolhas pessoais; o Bullying que deixa uma sequela psicológica na criança ou adolescente; partidário, a não aceitação de outras ideias gerenciais. Nós como cidadãos temos, o direito de lutar pelo que consideramos correto, reclamar e construir críticas construtivas, mas temos o dever de respeitar nossos semelhantes. Só será possível uma volta de 360º, quando o indivíduo se dispor a deixar de viver no senso comum, no patamar do pré-julgamento. A busca do conhecimento traz a fundamentação, a crítica da análise sobre qualquer assunto. O conhecimento é fundamental para exterminar as truculências das últimas décadas.

 

073 - Maternidade

Ser Mãe é permitir fluir sentimentos nobres, para cumprir uma missão de amor.  Mãe Natureza, perdão por todos os atos inconsequentes dos homens em destruir teus reinos, às divindades de todos os credos gratidão por fortalecer a fé, nos desafios da existência e manter, a humanidade sob proteção. Asperjam bênçãos de conforto às mães desesperadas, transmitam esperanças às mães aflitas, a aceitação às mães que perderam seus filhos pela ação do aço, fogo, ar, água e terra e iluminem, a trajetória de cada mãe que partiu, para o universo espiritual.

 

074 - Setenta e três anos

Acordei para mais um ciclo de vida, Sempre tracei metas para alcançar e sempre as realizei. Este ano será diferente, sem metas ou projetos, apenas querendo ser feliz a cada instante e como sempre, sem me preocupar com a opinião do semelhante. Vou sair por aí, sem hora ou trajeto pré-fixado, acompanhada de uma câmera, agenda e caneta captando as belezas da natureza e seus reinos, conhecer patrimônios e suas histórias e viver, o instante na plenitude.

 

075 - Tempo de Páscoa

A páscoa possui vários significados pertinentes às crenças praticadas, mas em síntese simboliza a libertação do arcaico que habita em nós, em pensamentos, palavras e obras. Viva sua Páscoa interior os 365 dias do ano busque o autoconhecimento e exercite o renascer, em todos os instantes de seu tempo presente, alicerçado na fé, luta e resistência por justiça, benevolência, empatia, caridade e amor em prol da humanidade. Nunca esqueça que somos “guardiões da semeadura e juízes da colheita”.  Aos amigos desejo um feliz renascer.

 

076 - Métodos científicos

Ser Presidente de um País é um grande desafio. No meu entendimento o Presidente achou que sua retórica e atos teriam aplausos e por sinal tem, mas de pessoas sem conhecimento, ou seja, àqueles que vivem no senso comum. O Presidente não esperava que àqueles que tem conhecimento seriam as pedras no seu caminho. Pois é Presidente, o pensamento crítico e os métodos científicos são os melhores argumentos para mostrar a verdade, não a sua, não a deles, mas a universal.

 

077 - Tristeza

Tem como estímulo a “Perda”, gera paralização ou recuperação.  Leva a cessão dos movimentos. O medo e a tristeza levam a baixa estima, a tristeza é a negação da alegria. A alegria foi frustrada aparece uma raiva impotente e logo dará lugar a uma tristeza: tristeza por perda real ou condição de vida. O positivo é expressar a tristeza por palavras e gestos, entre em contato com o sentimento e permita-se chorar e ou recolher-se. Você precisa de um tempo para recuperar a energia e avaliar a extensão da perda e se redirecionar para outras emoções: passar a contatar como uma emoção autêntica subjacente e ir fundo nela. Longo período de tristeza leva a depressão, baixa-estima, baixa nos níveis de anticorpos, predispondo a infecção com maior facilidade, é uma das mais perigosas a saúde quando muito prolongada. As modificações corporais provocadas pela tristeza são menos evidentes do que as das demais emoções.

 

078 - Políticas Públicas

Políticas públicas estão diretamente associadas às questões políticas e governamentais que mediam a relação entre Estado e sociedade. Eles dependem dos gestores que são servidores públicos e do orçamento público que criam as soluções, para resolver os problemas sociais, como os das áreas de educação, saúde, assistência social, lazer, transporte, segurança, meio ambiente e habitação. Infelizmente, nosso Brasil está com deficiência em todas as áreas. O que falta para solucionar os problemas, gestores competentes ou orçamento?

 

079 - Vitimismo

Observa-se no convívio social inúmeros indivíduos com distúrbios psicológicos e um deles é desenvolver, o processo de vitimização onde sente-se perseguido, por não ser capaz de enfrentar desafios e fazer as mudanças necessárias em sua trajetória. É bem mais fácil encontrar culpados para justificar seu fracasso. Tudo o que acontece é culpa de algo ou alguém, menos da própria pessoa vitimizada. Desta forma cerca-se de outros seres que ao invés de mostrar a realidade estimulam, os delírios psicológicos.

 

080 - Nossa História

O Brasil passa por mais um período conturbado e ficará registrado nos capítulos de nossa Historiografia através de documentos escritos e, quando não existem, o Historiador usa de sua habilidade para questionar, analisar e obter resultados cônscios para registrar acontecimentos. A palavra em sua oralidade ou na escrita pertence, depende, serve, traduz o Homem, sua presença, pensamento e obras, pois sem ele não existiria História.

 

081 – Cosme e Damião

27 de setembro. Nesta data a Umbanda e o Africanismos homenageiam Cosme e Damião protetores das crianças, com suas casas em plena festividade. Que a energia de alegria possa estar no coração de todas as crianças, e em especial, nossas crianças brasileiras que passam fome e dormem nas ruas. Axés de uma vida mais humana.

 

082 – Xangô

30 de setembro, dia de São Jerônimo. No sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô. Nas religiões de matriz africana é cultuado como “divindade da justiça”, pois era o rei governante da cidade de Oyó.  Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Clamamos por tua energia de justiça meu Pai, que palavras e atos de teus filhos sejam colocados nos pratos da balança e que vençam os inocentes.

 

083 –  Obscuridade Mental

E uma tragédia observar pelas notícias da mídia que bolsonaristas decidiram apoiar, Putin e Trump brasileiro e adorar como se fossem Deus. Consequências nefastas ocorreram e será o fim da Democracia. Esta atitude classifico como obscuridade mental, ou seja, perderam a identidade e a consciência política. Tornaram-se fiéis de uma seita fascista onde o rompimento será entre mortos e feridos.

 

084 – 01 Novembro - Dia de todos os Santos

Nesta data, a Igreja Católica celebra a ‘Festim Ominam Sanctorum’. Dentro dos dogmas do catolicismo é a celebração da conexão do homem com Deus na busca da perfeição. Recebe bênçãos especiais dos santos, homens que desde o início da igreja até os dias atuais, de alguma forma dedicaram suas vidas à fé e trabalhos humanitários, os quais foram canonizados em reconhecimento. Mas existem inúmeras opções religiosas com diversidade de rituais, em homenagem aos seus santos. Esta soma de rituais leva o homem à manifestação de fé em suas crenças, através de um estado meditativo para reflexão e oração, em busca de evolução. Cada religião tem sua saudação e sua bênção. Que as energias benéficas de todas as crenças sejam bênçãos para seus filhos.

 

085 - Casa de Literatura Cruz e Sousa

Uma visita emocionante adentrar na casa de Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa. Conheci sua história através de meu Trabalho de Conclusão de Curso como Museóloga em 2022, com seus desafios, por ser um homem negro e a prática do racismo estrutural pela sociedade da época. Outrossim, suas vitórias estão grafadas nos trabalhos literários que deixou como legado, patrimônio valioso, que será transmitido às próximas gerações. A casa de Literatura foi inaugurada pela Fundação Catarinense de Cultura em 30 de setembro de 2022, na Praça XV de Novembro nº 270 Centro-Florianópolis/SC. O espaço será usado para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e saraus. Nas salas estão distribuídos painéis de caráter informativo sobre a vida do Poeta e acondicionadas obras de Cruz e Sousa e autores catarinenses à disposição, para leitura no ambiente e contará, evidentemente, a história de Cruz e Sousa.

 

086 - Praias de Florianópolis/SC

Se o novo Governador, Jorginho dos Santos Mello, não for negacionista fará jus, ao excelente percentual acrescido no seu salário. Por certo, será célere em medidas, para solucionar os graves problemas que põem em risco a balneabilidade dos balneários, em virtude dos esgotos irregulares em Florianópolis. Mas, infelizmente, o Governador é conivente com empresários locais que só visam lucros.

 

087 - Mãe Iemanjá

Ponteiros unidos, 02 de fevereiro, festa para Iemanjá a deusa do mar. Silêncio no firmamento, na terra, cantam vagas que banham a beira do cais. Fiéis reunidos na areia acendem velas e pedem proteção com devoção, entoam cantigas em sua homenagem. Que tua energia de amor e fartura abençoem seus filhos necessitados. Benção Odoyá minha mãe.

 

088 - Estou energizada.

Um passeio perto de casa após almoço. Cachoeira do Jarrão no Morro do Cambirela. Nosso passeio foi até o início da cachoeira, pois a distância até sua cabeceira são 3,8 km de caminhada e a trilha acidentada. Se não fosse a ajuda de meus amados Shayda e Penna (empurra e puxa), não chegaria na primeira etapa do percurso. Hoje o solo estava muito úmido e escorregadio, em virtude das fortes chuvas que vem ocorrendo em Palhoça.

 

089 - Karma Coletivo

É aquele karma relacionado com grupos localizados, em determinada área geográfica de uma cidade, de um Estado, de uma Nação, resultante da soma de comportamentos individuais, muitas vezes impulsionados por karma familiar e social. Cita-se como exemplo desastres por meios de transportes (avião, ônibus, trem, etc., desastres naturais), onde um grupo grande de vidas é levada em questão de segundos. Aquelas pessoas que perderam a vida dessa forma possuíam alguma ligação entre si. Não é uma coincidência, estarem na mesma hora e lugar, quando ocorreu o desastre natural geológico, o terremoto na Turquia e Síria, que ocasionou o colapso da edificação civil, com a queda de estrutura do edifício. O que podemos fazer? Orar de acordo com nossas crenças, para que esses espíritos consigam viajar em direção à luz.

 

090 – Sinais de alerta

Por mais equilíbrio que um humano tenha, ao ligar sua TV ou computador se depara com tragédias sociais, políticas, religiosas. São sinais que testam nosso plano emocional e mental e não existem vacinas para combater sentimentos que perpassam por nosso corpo físico, desta forma o medo instala-se como companhia. O negro teme andar na rua e ser confundido com um assaltante, ser preso ou assassinado. Os indígenas com medo de perderem suas terras e suas mulheres serem estrupadas. A supremacia branca de perder suas riquezas. Atualmente o clima, através dos quatro elementos da natureza água, ar, terra e fogo tirou a paz de espírito dos homens, pois observam que, a natureza está devolvendo os danos que foram causados pela ganância humana. Os sinais são formas de mostrar que os homens se tornaram seres irracionais e as lições, para aprendizado se avolumam, a única tábua de salvação é a praticar sua crença, para se conectar com o Criado.

 

091 - Brasil cerceado

Cerceado de corrupção, traficantes, milícias, de políticos que visam seu bem estar. Os cerceamentos geram violência, crime, morte de inocentes. Raros políticos que ainda possuem caráter tentam medidas que enfrentem o domínio do crime. Atualmente, todos vivem na companhia do medo dentro de suas casas, no trabalho, nas escolas. O que falta? A boa administração de políticas públicas na educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte. Hoje temos um governo que tem boas intenções de diminuir a desigualdade social, mas para conseguir, as instituições tem que ter pulso firme contra  os quadrilheiros e a máfia do mal. O crime ocorrido no Rio que ceifou a vida de três médicos e deixou outro ferido autentica que o mal proliferou como erva daninha.

 

092 – Luto

Não existem regras para vivenciar o luto. Cada ser de acordo com sua identidade única e intransferível, o equilíbrio ou não de seu plano emocional, recordações de suas histórias individuais e coletivas passa por este desafio. A aceitação é necessária para entender que existe, a finitude do corpo e a infinitude da Alma. Desta forma quebre, o tabu de não falar sobre a morte e a cidade dos mortos. Busque a paz interior, para não causar doenças emocionais no seu corpo físico.

 

093 – Insanidade

4/10/2023 – Clamor Global em defesa de cessar fogo em Gaza e libertar os reféns. A insanidade obscurece a mente e o homem permite, que sua fera interior se manifeste e mostre a força e poder e desta forma ocorre a violência, a tirania, o massacre, o genocídio. As Nações poderosas com suas guerras dizimam seres humanos sem piedade.  Enquanto Benjamin Netanyahu, não conseguir transformar Gaza em um monte de aterro não vai parar, não importa que seu crime de guerra seja considerado inafiançável. Tudo que está ocorrendo só alimenta seu EGO DOENTIO. Ainda veremos mais povos em guerra até que ocorram as profecias  “terceira guerra mundial”.

 

094 – Escala de Valores

Nossa escala de valores deve ser revista de quando em quando, devido a sua oscilação, pois a percepção, sensação, emoção e sentimento é quem guia nossos pensamentos, palavras e obras e sempre haverá tempo para uma reforma intima.

 

095 – Falando de Museu

O que é um Museu? - A relevante importância de um Museu deverá constar do conteúdo escolar desde a tenra idade, pois um Museu é o guardião da história da humanidade, com a finalidade de preservar os documentos, independente do suporte ali depositado, para ser transmitida às novas gerações. O Museu representa o conhecimento, o elo entre passado, presente e futuro. Este conhecimento consiste em uma organização das estruturas mentais, quando o sujeito sensível assimila o meio (informação), a qual é processado na consciência e é particular à cada indivíduo. É neste sentido que, a informação sintoniza o mundo, pois referência o homem  ao seu passado histórico por suas cognições prévias  e ao seu espaço de convivência, colocando-o  em um ponto imaginário do presente, com uma memória  do passado e uma perspectiva de  futuro.

 

096 – Academia Brasileira de Cultura (ABC) ´

Na luta constante sobre os direitos das mulheres contra sua invisibilidade na sociedade brasileira, que é composta por uma grande diversidade étnica, ou seja, apresenta uma elevada variedade de raças e etnias é gratificante saber que, a Academia de Cultura, composta por 55 notáveis, de diversas áreas anunciou nomes das novas personalidades que farão parte da instituição como ícones imortais, mulheres negras e indígenas, Liniker, que ocupará a cadeira que pertencia Elza Soares, a cantora Alcione e a Escritora Conceição Evaristo ocuparão as cadeiras que têm como patronos Ângela Maria e Machado de Assis. A apresentadora Luana Xavier vai assumir a cadeira que tem o nome de sua avó, Chica Xavier. Além de Sonia Guajajara, a Academia terá, ainda, a cacique Juma Xipaia, secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, na cadeira que tem como patrono Marçal de Souza, o Tupã Y. Vitória e honra nas escolhas.

 

097 - Repatriação de Gaza

Dia 13 de novembro de 2023 foi um dia especial no Brasil, pois mais 32 brasileiros da Faixa de Gaza chegaram a Brasília, onde foram recebidos pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa e uma comitiva de Ministros.  Foram momentos de emoção e confraternização entre beijos, abraços e lágrimas. O Governo e os Ministros responsáveis pela repatriação articulam duramente,  para que mais brasileiros retornem  à sua Pátria. Até a presente data, 916 pessoas já retornaram da zona de conflito. As aeronaves enviadas ao Oriente Médio fazem  parte da ”Operação Voltando em Paz”. Desde o início do resgate, já foram finalizadas quatro missões e prossegue, com o retorno dos que aguardam e cujos nomes estão na 2ª lista. O Governo  crê que, ainda tenha 40 pessoas para retornarem.

 

098 - Visitas inusitadas no Ministério da Justiça e Segurança Pública

Uma cidadã, com suas visitas  na instituição trouxe, desconforto à Instituição pois é mulher de Tio Patinhas, preso em dezembro de 2022, considerado um dos criminosos mais procurados do Amazonas. O fato ocorreu quando Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, que tinha a finalidade de receber uma delegação de mulheres. A cidadã foi na companhia da advogada Janira Rocha, ex-deputada estadual do Rio de Janeiro pelo PSOL. Quem é o culpado da ocorrência? A falta de regras para que um cidadão entre em qualquer instituição pública sem ser convidado. Uma instituição pública é a casa do povo, mas sua visita deve ser informada com antecedência, expor o motivo e enviar documentos de sua identificação, para análise. De quem? É claro que por pessoas idôneas.

 

099 - Proclamação da República

Maia um ano de comemoração da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. A historiografia registra que com este ato removeu a monarquia do poder. Passou um século e algumas décadas 134 anos e prossegue, a discussão entre os alguns Historiadores, foi golpe, não foi golpe, foi um movimento legítimo?

A ideia na ocasião foi tornar o Brasil uma Nação forte e democrático um novo regime político que é o vigente nos dias atuais, muitas vezes com situações críticas que respingam na democracia, como a divisão das classes sociais "classe alta, classe baixa e classe média", o que fomentou a desigualdade social como excluir pobres, negros, indígenas e mulheres. Na atualidade inúmeros movimentos populares buscam seus direitos e após lutas conseguiram alguns, para que realmente nosso País seja forte e democrático e diverso.

 

100 - Moradia Estudantil Indígena em Santa Catarina na UFSC

Minha passagem pela UFSC no Curso de Museologia oportunizou conhecer uma Universidade humanizada. Alegro-me  em saber do projeto da construção de uma Casa Indígena elaborado pelo Laboratório de Projetos do departamento de Arquitetura e Urbanismo (LabProj/UFSC), em um processo participativo que iniciou em 2017. Provavelmente será a primeira moradia universitária no Brasil cujo projeto arquitetônico respeita as particularidades culturais das diversas etnias que frequentam o campus. Parabéns à UFSC e a comunidade indígena que terá uma casa construída de acordo com sua cultura.

 

101 - Aquecimento global

O aquecimento global é um processo resultante de um conjunto de fenômenos que influenciam no aumento da temperatura média registrada na esfera terrestre nos últimos anos. Indica o aumento das temperaturas registradas no planeta. Esse aumento das médias térmicas é fruto especialmente de ações de intervenção do ser humano sobre o meio ambiente, tanto o biótopo como a biomassa. O aumento da temperatura  ocasiona as queimadas, os desmatamentos e as poluições, bem como, o descongelamento das geleiras e o aumento dos oceanos. Sabe-se que o descongelamento das geleiras oportuniza o aparecimento de vírus e bactérias “adormecidos” há séculos em geleiras, levando a um transbordamento viral – situação na qual ocorre a infecção de um novo hospedeiro pela primeira vez. O Brasil é considerado um grande emissor dos gases do efeito estufa, especialmente em razão das atividades agropecuárias. A Organização Meteorológica Mundial tem alertado a humanidade, mas de forma inconsequente os homens esquecem os nefastos resultados.

 

102 - Sem Vetos

O inesperado aconteceu. O  clamor internacional pressionou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Projeto de resolução de Malta foi aprovado nesta data, 15/22/2023, pois não tecia crítica para Israel e Hamas. O objetivo principal  foi o pedido de uma pausa humanitária de alguns dias, entre os países que estão em guerra, para a proteção dos civis e das crianças. As partes do conflito devem cumprir suas obrigações perante as leis internacionais. A ajuda está condicionada ao fornecimento de bens e serviços essenciais, com água, eletricidade, combustível, alimentos e suprimentos médicos e a liberação dos reféns israelenses em poder do Hamas. Espero que cumpram o acordo pois a inobservância das Regras Internacionais pode gerar sanções e até mesmo a atuação do Tribunal Penal Internacional de Justiça da ONU, criado em 17 de julho de 1998, na cidade de Roma, com sede em Haia, aprovado por 120 países que julga crime de genocídio, crime contra a humanidade, crime de guerra e crime de agressão.

 

103 – Chuvas Torrenciais

Em visitas ao Instagram vejo, tristes imagens  de Municípios, dos percursos fotografados (131) em passeios no solo Catarinense.  As chuvas  torrenciais  mudaram a paisagem de locais encantadores. A Ciência esclarece que, grandes volumes de água que causam enchentes são fenômenos naturais provocados por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Desta forma,  com o excesso da água da chuva pode se infiltrar no solo o que causa desmoronamentos ou, escoar e causar o transbordamento dos cursos de água, o que causam tragédias em edificações, lavouras, e a subsistência do homem. Mas sabe-se que ações humanas no ambiente potencializa, esse fenômeno, pela ocupação desordenada do espaço urbano e rural, pela impermeabilização do solo, eliminação da vegetação nativa e deposição irregular de resíduos sólidos.

 

104 – Zumbi dos Palmares

Deveria ter no Calendário de eventos no Brasil, o Dia da Consciência  Branca. Quem sabe ainda teremos, quando ocorrer mudanças no pensamento do homem, quando ruir o patriarcado com todos seus tabus, quando a classe branca que se considera superior descer, de seu patamar de poder e olhar seus semelhantes, independente da raça e etnia, com respeito e amor. Quando for extinguido o racismo institucional que promove a exclusão e a desigualdade de certos grupos raciais em instituições públicas e privadas. Quando agentes de segurança derrotarem o racismo estrutural. Quando os três poderes que governam o Brasil de acordo com a Constituição, Legislativo, Executivo e Judiciário reconhecerem que EXISTE,  o racismo estrutural no País. Com certeza, o espírito de Zumbi dos Palmares ficará em paz.

 

104 -  Dia da Consciência Negra

Esta data é muito significativa na História do Brasil, embora tenha iniciado, com um capítulo vergonhoso, a escravidão. Hoje, nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina em, 20/11/2023, Dia da Consciência Negra, o segundo Pacote pela Igualdade Racial, um conjunto de 13 ações apresentado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em parceria com outros dez ministérios e órgãos federais. Entre os projetos, estão um conjunto de medidas afirmativas, grupo de trabalho, ações educacionais e atendimento psicossocial. De acordo com o discurso do Presidente no ato, “O que nós fizemos hoje é o pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu neste país desde que foi descoberto". Esta dívida com o decorrer dos séculos tornou-se impagável, pois deixou e deixará, em cada geração a lembrança nefasta das senzalas, negros acorrentados para evitar fugas, sem  direitos, sem bens e constantemente castigados fisicamente, sem contar àqueles que eram açoitados no tronco e marcados a ferro como gado.

 

105 - Soma de resiliência

Através dos séculos nossos irmãos negros, desde a colonização no Brasil foram tratados como seres inferiores, escravizados e castigados com chibatadas no  tronco e alvo e  do racismo estrutural pela supremacia  branca. Mas a soma de resiliência conseguiu mais uma vitória, o reconhecimento dia 29/11/2023, por instituições  brasileiras, com aprovação da Lei de autoria do Senador Randolfo Rodrigues e relatoria do Senador Paulo Paim e da Deputada Reginete Bispo, em articulação com o Ministério da Igualdade Racial e oficializar,  feriado nacional dia 20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.  Ainda falta a conscientização do povo brasileiro ser ‘ANTIRRACISTA’ e isto ocorrerá, em primeiro lugar na educação familiar e posteriormente, na formação escolar desde a tenra idade.

 

106 - 02 de Dezembro – Dia do Samba

O samba tem origem nos batuques e rodas de samba realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer. Surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX. O tamborim é um dos instrumentos que fazem parte da composição do samba e com o passar do tempo foram adicionados, outros instrumentos como, pandeiro, o surdo, o tamborim, a cuíca, o ganzá, o cavaquinho, o violão, o agogô, o reco-reco, entre outros. Ficou popular na década de 1930, com o rádio e as escolas de samba, e tornou-se um dos ritmos mais tradicionais da cultura brasileira e um símbolo no exterior. “De acordo com a Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 127/22, de 23.02.2022, do deputado Nereu Crispim (PSL-RS), eleva o samba à condição de bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro e regulamenta as formas de financiamento e funcionamento de suas entidades culturais”. Outrossim, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A data foi criada por iniciativa de um vereador baiano, chamado Luis Monteiro da Costa, em homenagem ao sambista Ary Barroso.

 

107 - Edir Macedo – Igreja Universal do reino de Deus

As opções são escolhas do indivíduo, mas o famoso Pastor e proprietário da TV Record recebeu o troco.  Na véspera do Natal de 2022 foi exibido um programa que resultou uma ação civil pública proposta pelas entidades @AliancaLGBTI, @ABRAFHoficial e @NuancesLGBTs que atuam na defesa dos direitos das comunidades LGBTQIAPN+. A juíza Ana Maria Theisen, da 10ª Vara Federal de Porto Alegre, considerou que além de ser ofensiva, o tipo de associação feita pelo bispo “incita a discriminação e a intolerância” contra a comunidade LGBTQIAPN+. Na decisão judicial, o valor de R$ 10 milhões por danos morais coletivos indicados pelos autores da ação, foi considerado razoável, tendo em vista que se refere a uma porcentagem do lucro da empresa no ano de 2021 e segue os parâmetros definidos pelo Código de Processo Civil. Além da multa, a juíza também estipulou um prazo de 24 horas para a retirada do programa de todas as plataformas digitais, afastando a tese de censura devido a ofensividade das falas do autor”. Assim sendo foi feita a justiça e  Edir Macedo recebeu a punição.

 

108 - LEI Nº 14.285, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2021

Esta Lei “altera as Leis nos 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, 11.952, de 25 de junho de 2009, que dispõe sobre regularização fundiária em terras da União, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, para dispor sobre as áreas de preservação permanente no entorno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas”. Assinada por quem? Por alguém que não tinha intenção de preservar a natureza, o Ex-Presidente Jair Bolsonaro. Em virtude das mudanças climáticas e a remoção autorizada por Prefeitos Municipais, que se apoiam nesta Lei observa-se a remoção da vegetação ao longo dos cursos da água, o que causa danosas enchentes. Sou testemunha do fato, pois no Bairro que moro, Barra do Aririú/Palhoça/SC ocorre esta devastação ambiental. Nossa Ministra do Ambiente tem que lutar por Leis que fortaleçam a proteção ambiental e lembrar que, nosso País tem compromisso com os tratados ambientais, bem como exigir políticas públicas para a recuperação das áreas danificadas.

 

109 - Desastre ambiental

Mais um entre os tantos que já ocorreram em solo brasileiro. Recentemente Maceió enfrenta tremores de terra e crateras nas ruas, com afundamento do solo, em virtude da extração de sal-gema pela Braskem, que atinge uma área equivalente a 20% da capital alagoana e afeta cinco bairros da capital alagoana: Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol. O desastre ambiental destruiu, a estabilidade e sonhos de aproximadamente 55.000 pessoas e 14.000 imóveis, todos desocupados. “Os cientistas envolvidos nos estudos afirmam que o tremor de terra ocorrido em março de 2018 se deu em razão do desmoronamento de uma dessas minas. De acordo com as pesquisas, aquele não foi o único tremor, pois os laudos apontam a existência de outras minas deformadas e desmoronadas”. Uma indenização cobrirá os danos materiais, mas o patrimônio imaterial que é a história familiar que cada morador passou, para suas gerações sofreu um dano irreparável, pois a lembrança de cidades fantasmas se transformará, em chagas da memória individual e coletiva dos alagoanos.

 

110 - Flávio Dino e Paulo Gonet sabatinados

Como gosto muito de política assisti até o término. Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, que durou mais de 10 horas dentro do clima de cinismo social, por parte de um grupo de parlamentares. O placar foi de Flávio Dino: 17 votos a favor e 10 contra e  Paulo Gonet: 23 votos a favor e 4 contra. Vários parlamentares dissecaram Flávio Dino e até deram pouca importância  para Gonet. Os dois evidenciaram seus conhecimentos e competências e foram excelentes em suas respostas. No plenário do Congresso Flávio Dino  de Castro e Costa foi aprovado, para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal com 47 votos a favor e 31 contrários, além de 2 abstenções.  Paulo Gustavo Gonet Branco foi aprovado com 65 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção com a indicação do subprocurador-geral da República Paulo Gonet, para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR), em sucessão a Augusto Aras. Parabéns aos aprovados que tenham sucesso no exercício de suas funções, para envergonhar àqueles que votaram: “não ou se abstiveram”.

 

111 - Marco Temporal – Embate entre os três Poderes

Mais um capítulo nesta data 14/12/2023, pois contrariando decisão do Supremo Tribunal Federal que em setembro declarou, inconstitucional a tese do marco temporal, bem como o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Congresso derruba maioria dos vetos de Lula ao PL 2903, o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Ao todo, foram rejeitados 41 dos 47 itens analisados em plenário, ou seja, apenas seis dos itens vetados por Lula no projeto foram mantidos. Este embate não terminou, com certeza não será aceita a promulgação que impede demarcação de áreas sem presença de indígenas em outubro de 1988. Não faltará  recursos de partidos, bem como da sociedade civil, junto ao Supremo Tribunal Federal.

 

112 - Reforma tributária

Nasceu, aos 15 dias do mês de dezembro de 2023 às 21h36min, após uma gestação de quase quarenta anos,  a REFORMA TRIBUTÁRIA. Um parto difícil, com inúmeros políticos na análise de seu conteúdo no decorrer das décadas e graças ao esforço e competência do Ministro Fernando Hadad, na utilização de argumentos histórico, exemplificação,  comparação e raciocínio lógico conseguiu a aprovação nas duas casas, Câmara e Senado. O texto foi aprovado em dois turnos. No primeiro, o placar foi de primeiro turno: 371 votos favoráveis, 121 contrários e três abstenções e no segundo turno: 365 votos favoráveis, 118 contrários e uma abstenção. O mínimo para aprovação eram 308 votos. A Câmara já tinha aprovado, mas em virtude o Senado promover alterações no conteúdo foi necessário retornar à Câmara. Ajustes foram necessários e agora irá para promulgação e se tornará texto parte da Constituição. Um nascimento histórico, para o País prosperar e seus cidadãos concluírem que, as chances de um novo Brasil foram seladas.  Avante sem esmorecer Hadad, parabéns.

 

113 - Alteração 132 na Constituição de 1988 -  Reforma Tributária, em 20/12/2023

Emocionante assistir ao vivo, um Congresso lotado com a presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, o qual foi aclamado, saudado, aplaudido de forma entusiástica, para a assinatura de uma proposta debatida por mais de 30 anos, aprovada na última sexta-feira. Além dos políticos que formam a Câmara e o Senado Brasil recebeu embaixadores internacionais. O fato ficará como registro histórico para posteridade. Agora vamos aguardar, a trajetória dos condutores políticos, por veredas da paz ou veredas das trevas.

 

114 - Dia do Museólogo-  Parabéns a todos

À Universidade Federal de Santa Catarina, seu corpo docente e discente meus agradecimentos pelo apoio e carinho,  na trajetória do Curso de Museologia, no período de 2018  à 2022. Minha formatura foi de Gabinete e dois momentos me emocionaram: ler o Juramento de Museóloga e o abraço de meu querido Mestre Valdemar (Vavá), em um evento marcante em minha vida, aos 73 anos poder dizer – SOU MUSEÓLOGA.  Ser Museóloga é ter “habilitação profissional através da Lei nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984 - Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Museólogo; Decreto nº 91.775, de 16 de outubro de 1985 - Regulamenta a Lei nº 7.287/84. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Criar projetos de museus e exposições, organizar e conservar acervos museológicos.

 

115 - Líderes Religiosos

Sabe-se que,  inúmeras religiões condenam pessoas LGBTQIA+, não os aceitando em seus Templos e defendendo sua cura, através de tratamento clínico o que não passa de uma tortura preconceituosa, que afetarão seus quatro planos de consciência ou expressão: Físico, Mental, Emocional e Espiritual. O preconceito é que deve ser tratado com terapias, pois é fruto da baixa autoestima e usa, como compensação impor aos demais, as próprias regras. Nesta data. 18/12/2023 sua Santidade Papa Francisco, mais uma vez mostrou competência com seu rebanho, pois de acordo com o G1 “O Vaticano afirmou nesta segunda-feira que passará a permitir que padres concedam bênçãos a casais do mesmo sexo. A decisão, que vai de encontro à doutrina da Igreja Católica de condenar a união homossexual, está em um documento autorizado pelo papa Francisco divulgado nesta segunda”. Realmente é uma decisão histórica pela  autoridade máxima da Igreja Católica a qual ficará registrada, para a posteridade. Vida longa Papa Francisco.

 

116 - Alteração 132 na Constituição de 1988 -  Reforma Tributária, em 20/12/2023

Emocionante assistir ao vivo, um Congresso lotado com a presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, o qual foi aclamado, saudado, aplaudido de forma entusiástica, para a assinatura de uma proposta debatida por mais de 30 anos, aprovada na última sexta-feira. Além dos políticos que formam a Câmara e o Senado Brasil recebeu embaixadores internacionais. O fato ficará como registro histórico para posteridade. Agora vamos aguardar, a trajetória dos condutores políticos, por veredas da paz ou veredas das trevas.

 

117 - Presente de Natal

Ao ler duas notícias no Instagram, fiquei emocionada, por medidas que de alguma forma iniciam a realizar o que mais desejo, uma sociedade igualitária, sem o racismo estrutural, sem a erva daninha do preconceito. Os primeiros passos foram dados no reconhecimento pelo Presidente Lula da Silva em determinar que dia 20 de Novembro – Dia do Zumbi  e Consciência Negra será feriado nacional e posteriormente  ler, o resultado da contagem do  Censo “pela primeira vez na contagem do censo, a população parda é a maior parcela de grupo étnico-racial do país. Os pardos somam cerca de 92,1 milhões de pessoas, conforme dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (22) pelo IBGE. O número representa um percentual de 45,3% de toda a população brasileira. Os brancos, que desde 1991 eram o maior grupo, hoje somam 43,5% --ou 88,2 milhões de pessoas”. Gratidão Papai Noel.

 

118 - Final de Ciclo

Nosso Ano Velho faz sua bagagem para a viagem final. Não permita que carregue seus sonhos, metas e esperanças. É hora da auto-análise lógica sobre seus pontos fortes e fracos. A trajetória nos proporciona desafios, os quais muitas vezes nos fazem esmorecer e desenvolver o vitimismo, que não conduzirá às realizações. A vida é uma corda bamba que exige coragem e ousadia, para obter vitórias. Entregue, ao  Ano Velho, sua lista de pensamentos negativos e se proponha renascer, tendo como companhia decretos afirmativos. Com certeza será capaz de manter os resultados benéficos recebidos e pincelar sua tela de vida, com as cores do sucesso, para adentrar em seu Ano Novo – 2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

119 – Praias poluídas de Florianópolis/SC

Seis anos morando em Santa Catarina sem tomar banhos em praias, pois as mesmas na maioria são impróprias para banhos. As UPAS e Hospitais sempre lotados no verão. Já fizeste alerta algumas vezes. Vou repassar uma notícia que li agora – 06/01/2024: "A proposta da Casan e da prefeitura é de que se mudem os locais de coleta, os tipos de coleta e a forma de divulgação dos estudos realizados pelo IMA. A informação foi divulgada por Renato Igor, no Jornal do Almoço (NSC)". Lastimo pelos turistas que ficam encantados com nossas praias e posteriormente necessitam de cuidados hospitalares. O Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto visa status e finanças, não importa o que acontecerá com as pessoas. Só moradores de Floripa sabem que esgotos deságuam nas águas das belas praias.

 

120 - Atrocidades humanas

Infelizmente, hoje 07 de janeiro tivemos a triste notícia, da morte da artista venezuelana Julieta Inés Hernández Martínez com 38 anos, desaparecida desde o dia 23 de dezembro, quando percorria o interior do Amazonas para chegar à cidade-natal. O corpo foi achado dia 5 enterrado, em uma área de mata na cidade de Presidente Figueiredo, localizada a 117 km de Manaus. Julieta era artista circense, integrava os @palhacossemfronteiras e se apresentava com a personagem Palhaça Jujuba. Julieta viajava ao encontro de sua mãe, na Venezuela que já deve ter conhecimento do fato. Ela era cicloviajante e vivia no Brasil desde 2015.  De acordo com a Polícia do Amazonas foi estrupada por um homem e a companheira do indivíduo a matou e queimou o corpo. Os homens instituíram a violência como regra para viver nesta selva de pedra que é o mundo e liberaram suas feras, para cometer atrocidades. Que Jujuba tenha um caminho de luz e que sua mãe tenha sabedoria da aceitação, pois sua filha enquanto viva fez o que gostava e foi feliz.

 

121 - DOCUMENTÁRIO DA GLOBO NEWS - "8/1 – A Democracia Resiste

O Documentário original tem imagens inéditas e depoimentos exclusivos. Ao assistir é possível entender a gravidade dos fatos que ocorreram, uma guerra antidemocrática, onde pessoas sob a influência da seita bolsonaristas destruíram a sede dos três poderes, de forma irracional. Observei as atitudes dentro do possível e conclui, que estavam sob o efeito de uma droga, não a que afeta a anatomia física, mas a mente, pois Bolsonaro conseguiu incutir na mente de seus seguidores sua insanidade mental, o ódio com relação a democracia. Desta forma, cada objeto destruído representava a derrota do sistema. Um ano do acontecimento e ainda tem muita coisa a ser revelada, como as pessoas que pagaram o transporte coletivo, a alimentação do “gado” em frente aos quartéis, nome de pessoas influentes entre militares, civis e políticos para a devida punição. Graças o conhecimento da Socióloga  Rosângela Lula da Silva (Janja) e seu aconselhamento ao Presidente Lula, o mesmo não autorizou o GLO - garantia da lei e da ordem é uma operação de policiamento realizada pelas Forças Armadas Brasileiras de forma provisória até o restabelecimento da normalidade da lei e da ordem pública e desta forma, nosso País não retornou a Ditadura Militar. Hoje dia 8 terá, vários eventos relacionados ao fato no Congresso. Parabéns aos idealizadores do Documentário.

 

122 - Lula despertou

Votei no Lula porque sabia que faria muito por nosso Brasil e estou satisfeita com suas decisões. Mas é um ser humano que em certas situações erra, pois vive de utopias como o caso de tentar a paz na Guerra entre Rússia e Ucrânia. Custou a se convencer que tinha que tomar uma decisão humanitária e anunciou hoje/10/1/2024 que apoiará a denúncia da África do Sul à Corte Internacional de Justiça da ONU (Organização das Nações Unidas) para apurar a prática de genocídio por parte de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza. A ação do país africano foi direcionada à Corte de Haia, em 29 de dezembro de 2023. Ela acusa o Estado de Israel de descumprir a convenção de prevenção e punição do genocídio de 1951. Foi uma decisão de pensamento crítico voltado, para o sentimento humanitário que ele dedica aos semelhantes. Parabéns meu Presidente, vida longa.

 

123 - Parabéns Florianópolis

Ontem à noite 12 de janeiro o centro de Florianópolis assistiu a bicicletada em solidariedade à fim de homenagear Julieta Hernandez, a Miss Jujuba, que foi estrupada e assassinada em dezembro de 2023, no Amazonas, quando retornava à sua terra natal, Venezuela, por um casal que confessou e está preso. A homenagem ocorrerá em vários locais do país, nas regiões Centro Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul, bem como no exterior. Em Florianópolis o encontro foi no  Largo do Mercado Público às 18h30. Este ato ficará registrado na memória de todos, principalmente das mulheres em nosso país, que convivem com a sombra da violência física,  mental e emocional, no seu cotidiano. MIS JUJUBA PRESENTE.

 

124. Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua

Nosso Presidente aprovou e sancionou o projeto da primeira lei apresentada pela deputada Erika Hilton do PSOL (16/01/2024) com relação à Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua. Desta forma é a primeira Lei Federal que institui uma política nacional para essa população marginalizada, por pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores. Os relatores do referido projeto impulsionaram a aprovação como Deputado Orlando Silva/SP, Senadora Teresa Leitão/PE, Senador Paulo Paim e Senador Randolfe Rodrigues. Outrossim outras instituições  como Fórum da Cidade de SP em Defesa da PopRua, o MNPR, o MNLDPSR e o MEPSR-SP, entidades de defesa da PopRua tiveram, participação essencial na elaboração do projeto. Valores serão divulgados posteriormente, através de decretos.

 

126. Falcatruas políticas.

Era uma vez um Presidente do Brasil com o nome de Bolsonaro na prática de descalabros governamentais concedeu o benefício, o qual  foi assinado por Julio César Vieira Gomes, às vésperas da eleição de 2022, outro indivíduo com desvios de conduta pois esteve envolvido na tentativa de liberação das joias dadas que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou incorporar ao seu patrimônio. Mas, como Instituições com idoneidade moral, do Governo atual, atos estão sendo revisados, assim sendo, o Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, suspendeu uma decisão do governo Bolsonaro que garantiu isenção tributária sobre salários de ministros de confissão religiosa, como pastores. A decisão veio por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), pois a isenção foi considerada incomum e não passou pela averiguação da subsecretaria de tributação da Receita.

 

127. Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares

Mais uma vitória para nosso povo. Presidente Lula sancionou, no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei nº 3.383, de 2021, que estabelece a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Estava presente, o ministro da Educação, Camilo Santana. Este projeto é  um marco importante para a promoção da saúde mental de alunos, professores, profissionais escolares, pais e responsáveis e tem como objetivo garantir, o bem-estar social por meio da integração dos serviços educacionais, de saúde e de assistência social. Dentre as diretrizes para sua implementação, estão a participação ativa da comunidade escolar e da comunidade local, a interdisciplinaridade e intersetorialidade das ações, além da promoção de espaços de reflexão e comunicação. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 17 de janeiro, faz parte de um esforço conjunto entre os Ministérios da Educação e da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). A União terá o papel de fomentar e promover ações para subsidiar as atividades dos Grupos de Trabalho e deverá priorizar regiões mais vulneráveis.

 

128. Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua

Nesta data, 17/1/2024  o Presidente Luiz a lei que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC Pop Rua), se destina "a promover os #direitoshumanos de pessoas em situação de rua ao #trabalho, à #renda, à #qualificação profissional e à elevação da escolaridade". Esta Lei tem como parâmetros a criação de uma #bolsa de #qualificaçãoprofissional para custear despesas com #alimentação e #transporte às pessoas em situação de rua que participarem de #cursostécnicos ou que escolherem aprimorar seu #níveldeescolaridade. E assim, aos poucos as engrenagens governamentais tem um movimento crescente para beneficiar seu cidadão carente.

 

129. Sociologia/Classes Sociais/Políticas Públicas

“O programa Farmácia Popular disponibiliza absorventes para população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo Brasil. A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual já executadas pelo Governo Federal em 2023”. Observa-se que a máquina pública busca soluções para as classes menos favorecidas, com requisitos inquestionáveis: matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema e recolhidos ao sistema prisional. A Sociologia que pertence a área das ciências humanas e estuda: Cultura e Sociedade; Política e Cidadania;  Diversidade; Epistemologia; Geopolítica e  classifica as Classes Sociais em Classe alta; Classe média e Classe baixa deveria ter, um olhar perscrutador sobre a população que sobrevive de forma invisível e tem que reconhecer como nova Classe Social, os Paupérrimos - sem recursos financeiros, dinheiro ou bens materiais. Quem sabe se isso ocorrer, as Políticas Públicas alcançariam esta população, para que mais cidadãos brasileiros se sentissem inseridos, na sociedade brasileira que é tão desigual.

 

130 - Conhecimento gera oportunidades

O conhecimento científico só pode ser adquirido em bancos escolares onde o Mestre se propõe incentivar seu discípulo a exercitar o pensamento crítico. Para que ocorra é necessário que, o gestor governamental Federal, Presidente Lula da Silva tenha como prioridade uma sociedade igualitária, com cidadãos capacitados. Hoje 19/01/2024 o Presidente anunciou “a construção de 100 novas unidades dos institutos federais em todo o Brasil, em uma iniciativa que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do ensino superior. Além disso, o governo brasileiro vai financiar a construção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. Em um fato inédito, a capital cearense sediará a primeira unidade do ITA fora de São Paulo”. Agradecida Lula da Silva por teu interesse, em garantir igualdade e oportunidades.

 

131 - DIA MUNDIAL DA CULTURA AFRICANA E AFRODESCENDENTE

Hoje, completa 5 anos que a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) adotaram, o dia 24 de janeiro a fim de promover alimento espiritual, cultural, do diálogo, do saber e da paz.  Essa comemoração assemelha-se com a adoção da Carta para o Renascimento Cultural Africano em meados de 2006, assinado pelos Chefes de Estado e de Governo da África União. É uma forma de reconhecer a importância cultural que os negros escravizados pela colonização, os quais pertenciam a diversas etnias e falavam idiomas diferentes. O cruzamento cultural entre os povos africanos propiciou a construção de uma identidade cultural brasileira ou, cultura afro-brasileira, uma vez que, eles não temeram em  inventar códigos de comportamentos e de recriarem práticas de sociabilidade e culturais, desta forma,   este cruzamento foi resultado de um longo processo que propiciou uma riqueza cultural peculiar ao Brasil. A influência africana foi se tornando visível em vários seguimentos da sociedade colonial, tais como arte, culinária, práticas religiosas, danças sagradas e profanas, com seus instrumentos musicais.

 

132 - ABIN ???????????????????

“O governo Lula avalia a demissão da cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) após o avanço das investigações da PF apontando que haveria um conluio da atual gestão para blindar investigados de comporem um esquema espionagem ilegal, a chamada "Abin Paralela". As informações são do blog da Andréia Sadi no @portalg1. Sete policiais federais que atuavam na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram presos na tarde de quinta (25). Eles atuaram sob chefia de Alexandre Ramagem (PL-RJ), que comandou a instituição durante o governo de Jair Bolsonaro”.

Algumas escolhas do Presidente, não deveriam ser a nível pessoal e sim, específicas como: função a ser desempenhada; atividades e responsabilidades do cargo; nível de conhecimento e técnica exigido para a posição; habilidades e competências necessárias; perfil do candidato ideal sem esquecer o Alvará de Folha Corrida e um estudo sociopsicológico, para conhecer seus traços de personalidade. Com certeza, após esta pesquisa seria encontrado, o funcionário ideal para ocupar determinado cargo.

 

133 - POLÍCIA FEDERAL EM AÇÃO

Mais uma vez ,nesta data 29 de janeiro, os agentes da Polícia Federal fazem varredura, onde estão incluídos filhos do Bolsonaro e seus imediatos servidores. A varredura refere-se ao Órgão da ABIN. De acordo com G1 “Carlos Bolsonaro é alvo de uma nova fase da investigação da Polícia Federal (PF) sobre o uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para fazer espionagem ilegal. A suspeita é de que assessores de Carlos Bolsonaro, que também são alvo da operação, pediam informações para o ex-diretor da Abin e hoje deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro Alexandre Ramagem. Ramagem é próximo da família Bolsonaro”.  Os trambiqueiros se consideram espertos até serem descobertos, um absurdo usarem a ABIN, um aparato do Estado, para investigar pessoas consideradas desafetos de BOLSONARO. Foi um número expressivo de pessoas espionadas e de acordo com a autorização, para busca e apreensão foram recolhidos computadores, celulares, documentos, etc. O fato ocorreu no Gabinete do Vereador Carlos Bolsonaro e na casa de seu pai em Angra dos Reis. Espera-se que não fique só na apreensão ou seja, essas pessoas devem ser investigadas e punidas de acordo com as leis da Constituição Federal.

 

134 -  Fé e conhecimento

De acordo com notícias nesta data, 02/02/2024 do “ndmais - Santa Catarina apresenta quase o dobro de igrejas em comparação com as escolas, afirmou nesta sexta-feira (2) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Estado conta com 16.181 estabelecimentos religiosos frente a 8.400 estabelecimentos de ensino. Em relação ao número de habitantes, são 213 instituições religiosas para cada 100 mil habitantes”.  Preocupante estes dados, pois conclui-se que a Fé suplantou o conhecimento.  A Fé é uma firme convicção de que algo seja verdade, mas sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que se deposita em algo ou alguém. Sua origem é da palavra grega “pí·stis” e transmite a ideia de confiança, firme persuasão.  O conhecimento é obtido através da Ciência e sua origem deriva-se de “scientia”, que passa por diversas fases como pesquisa, análise e conclusão. A Fé pode dominar os homens e torná-los marionetes, ao contrário da Ciência que conduz o homem, ao pensamento lógico e ao processo argumentativo.

 

135 - Vazamento de dados

A Polícia Federal tem prestado um serviço eficiente. Nesta data 05/02/2024 prendeu, pai e filho suspeitos de invadir sistemas federais, lavar dinheiro e vazar dados de autoridades e pessoas públicas de forma ilícita, em uma plataforma online de vendas e aberta para qualquer pessoa comprar. Conteúdos pessoais de milhares de pessoas, como do Presidente do Supremo Tribunal Federal , Luís Roberto Barroso, cujo conteúdo chegou a ser acessado por diferentes usuários.

 

136 - Lira e o balcão de negócios

É deprimente ver Brasil como refém do direcionamento de Lira, pois é claro que aqui o Poder Legislativo é que manda. Para promover as emendas é necessário dinheiro e inclui troca de Ministros e cargos na máquina governamental. O cidadão necessita fazer um exame de consciência e buscar conhecimento, sobre o Currículo do Candidato, que tem interesse em votar. No governo passado, a corrupção explodiu e fecharam os olhos aos descalabros de Bolsonaro. O descaramento de Lira e seus deputados é gritante. Está na hora de Lira deixar sua cadeira para um político íntegro ocupar seu lugar. Ainda tem político íntegro? Sim, nem todos os políticos são vinhos da mesma pipa.

 

137 - Brasil e a Dengue

Caríssimo Presidente pela primeira vez como eleitora votei no Senhor para o cargo de Presidente por conhecer, seu currículo humanitário, bem como sei que lhe é impossível saber, de tudo que ocorre no Brasil, mas de acordo com suas palavras seus Ministros são de confiança. Pergunto: Nenhum deles lembrou  ao excelentíssimo Senhor Presidente da República da notícia veiculada em 27/12/2023 - Publicado em 27/12/2023 - 16:36 por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo: “O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online) revela  que foram 1079 mortes pela doença até esta quarta-feira(27)” ?. Entramos 2024  com noticiário da Globo 31/01/2024 - Dengue: os 10 estados com maior alta da doença em 2024 (https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/01/31/dengue-os-10-estados-com-maior-alta-de-dengue-em-2024-veja-ranking.ghtml) ou seja, não permita por negligência Presidente Lula, que mais brasileiros percam a vida como na Pandemia da COVID, pois uma pandemia local, se torna nacional em um piscar de olhos. A Dengue se agravou neste ano, com mais de 217 mil casos e 15 mortes registradas nas quatro primeiras semanas do ano. De acordo com notícias veiculadas no Poder360 “A atualização feita pelo Ministério da Saúde nesta 3ª feira (6.fev.2024) mostra que, no país, em 2024, já há 364.855 infecções. Eram 345.235 na 2ª feira (5.fev)”:  https://www.poder360.com.br/saude/brasil-tem-quase-20-000-novos-casos-de-dengue-em-24-horas/).

 

138 - Inusitado

Hoje 8/2/ e amanhã 9/2/2024 nosso Estado brasileiro será julgado na Corte Interamericana de Direitos Humanos na Costa Rica. O tempo passa, mas fatos são registrados nas histórias individuais e coletivas e não são esquecidos. Hoje, será julgada a “suposta omissão nas investigações e falta de responsabilização pelo assassinato e desaparecimento forçado de lideranças de trabalhadores sem-terra, na Paraíba. Serão analisados os casos do trabalhador rural Manoel Luiz da Silva, em 1997 assassinado na Fazenda Engenho Taipu, em São Miguel de Taipu, na Paraíba, cujo proprietário ordenou aos  seus seguranças particulares, que deveriam matar os trabalhadores sem-terra que encontrassem em sua propriedade. Outro caso que aconteceu na Paraíba foi o desaparecimento em 2002 de Almir Muniz da Silva, liderança rural e defensor dos direitos humanos. Assim como o cidadão deve responder por seus atos e penalizado o Estado também tem que responder, sobre a negligência administrativa seja ela por desatenção ou, proposital. Os autos do julgamento como documentos, manifestação do réu, provas, despachos e decisões nos informarão.

 

139 - Adeus privatizações

Ontem, dia 7 de fevereiro de 2024, o Presidente Lula da Silva assinou, um decreto importante, com relação ao nosso patrimônio natural - DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - Publicado em: 07/02/2024 | Edição: 27 | Seção: 1 | Página: 3 - Órgão: Atos do Poder Executivo - DECRETO Nº 11.912, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2024 ”Dispõe sobre a manutenção e a revogação da qualificação de unidades de conservação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimento e sobre a exclusão de unidades de conservação do Programa Nacional de Desestatização” -  https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-11.912-de-6-de-fevereiro-de-2024-541942702.  desta forma revogou, decretos assinados anteriormente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Outrossim, marca uma mudança significativa na política ambiental  e responde a uma recomendação emitida pelo Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI) em dezembro de 2023, que destaca a importância de preservar essas áreas naturais. O patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista, conservacionista e histórica, beleza cênica, áreas que transmitem à população a importância dos ambientes naturais, desde a disponibilização de recursos essenciais à vida (através de serviços ecossistêmicos), até atividades de lazer e turismo ecológico. Este patrimônio passa pelo Tombamento que pode ser feito pela União por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual através do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado (Condephaat) ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal.

Entre as unidades removidas estão o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Parque Nacional de São Joaquim (SC), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), o Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP), o Parque Nacional de Ubajara (CE), o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ), o Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), e o Parque Nacional da Serra do Cipó (MG).

 

140 - Policia Federal em ação

Bombástica a ação desta data, 8/02/2023 conseguiram chegar mais perto do ex-presidente e seus fiéis servos, com a inclusão de militares. Nada fica escondido por muito tempo, os véus da verdade rasgam a máscara de crápulas. O dia promete prisões e como resultado, novas informações.  O correto seria fazer apreensão de todos os passaportes além do Bolsonaro, pois a justiça deve ser feita, ou seja, culpados confinados em um CALABOUÇO, como em eras passadas, na prisão de Bastilha.

 

141 - Homenagem póstuma

Em pleno carnaval optei, por homenagear - Lélia Gonzalez, uma intelectual, ativista, professora, filósofa e antropóloga brasileira. É uma referência nos estudos e debates de gênero, raça e classe no Brasil, América Latina e pelo mundo, sendo considerada uma das principais autoras do feminismo negro no país, falecida em 10 de julho de 1994, através de seu pronunciamento: “Os afoxés, cordões, blocos, escolas de samba, frevos, esses baratos todos que antes eram chamadas de “coisas de negros” e por isso mesmo reprimidos, hoje faz parte de um “patrimônio cultural nacional” do qual  é claro, os beneficiários não são os “neguinhos”, mas as “secretarias e empresas de turismo”.

 

142 - Perseguição Política em Santa Catarina

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol), impetrou um  Mandado de Segurança Coletivo 5000082-63.2024.8.24.0000, com uma ação na OAB Catarinense em janeiro do ano em curso, para impedir, a posse do filho do Governador Jorge Mello que estava pronto, para cometer “nepotismo”, ou seja, colocar seu filho na Secretaria da Casa Civil. Após a análise resultou, no impedimento com a decisão do Advogado Rodrigo Sartoti. Posteriormente, o inacreditável ocorreu, A OAB/SC exonerou o advogado da Presidência da Comissão de Direitos Humanos, o que autentica, a perseguição política e escolheu, a advogada Valéria Rodinéia Zanette, que já atuava como vice-presidente da Comissão, para ocupar o cargo. Quando se tem um Bolsonarista de direita no poder, filiado ao Partido Liberal (PL), com ideologia bolsonarista,  em um Estado também com forte ideologia bolsonarista, como seu Governador, Jorginho de Mello - TUDO É POSSÍVEL E TUDO É INDISCUTÍVEL, POIS MENTES POVOADAS DE OBSCURANTISMO NÃO ACEITAM ARGUMENTOS CREDÍVEIS.

 

143 - Suspeitas em Secretarias Catarinenses

Foi veiculada nesta data que a Polícia Federal prorrogou o afastamento dos Secretários Ed Pereira - PSDB (Turismo) e Fábio Braga – Solidariedade (Meio Ambiente) do Governo Topázio Neto - (PSD) , não exercem mais as respectivas funções na prefeitura. Investigação apura contratação sem licitação de empresa de coleta de lixo suspeita de crime ambiental, pois através de celular apreendido constatou, organização criminosa enraizada, em Secretarias da  Prefeitura. Espero, que com todas as notícias do que ocorre no Brasil e no Estado de Santa Catarina o cidadão, tenha mais conscientização na hora de seu voto. Votar correto é pesquisar sobre o candidato, em instituições que fornecem informações sobre a trajetória do indivíduo como Senado - Fichas Partidárias; Atestado de Antecedentes Criminais, no site da Polícia Civil do Estado que você deseja ou, no site da Polícia Federal e sua, vida acadêmica, na Plataforma Lattes. Não faltará informações que deverá ser acrescido de seu pensamento crítico, para um voto consciente.

 

144 - Exército prepara celas

Em minhas leituras matinais li uma notícia, no “Radar On Line -  Exército prepara celas para eventual prisão de Bolsonaro e Militares”. Incoerente, pois antes de serem militares eram cidadãos. Se os crimes foram executados contra a Pátria e não, contra as Forças Armadas, a prisão dos detentos tem que ser  em unidade prisional, onde todos cidadãos cumprem penas. No Exército vão ter vidas de reis, comida, bebida, celular, TV, visitas e muita diversão, tudo pago por nós. Deveriam ser jogados em um calabouço, com cuidados necessários como, higiene, saúde, alimentos e para diversão, uma biblioteca repleta de livros que possam trazer, conhecimento para estas mentes povoadas de obscuridade.

 

145  - Operação Presságio

Presságio quer dizer: “indício de algo que está para acontecer”. Os indícios foram  na direção à Prefeitura de Florianópolis  e suas secretarias, que com certeza, o Prefeito dirá “não sabia de nada”. A mais recente descoberta (22/02/2024) são contas, sem análise e desta forma, não aprovadas ou pendentes, com relação a transferências de valores assustadores na  Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura de Florianópolis, para entidades assistenciais, entre 2017 e 2022, sem vasculhar o ano de 2023. Cabe ao Tribunal de contas de Santa Catarina, que  é o órgão responsável pela fiscalização das despesas e receitas dos Estados e Municípios indiciar, culpados aos órgãos competentes, para processos e penalidades.

 

146 - Prefeito de Florianópolis e seu poder

Dia 29 do corrente foi aprovado em segundo turno pela Cãmara Municipal de Florianópolis em segundo turno o projeto de Lei sobre a internação compulsória para pessoas de rua com dependência química ou transtornos mentais, proposta que está sendo amplamente criticada por organismos de direitos humanos. É claro que a pessoa irá se recusar e a polícia amarra, prende e leva não sei para onde. O intuito do Prefeito é apresentar uma Florianópolis tranquila para os turistas. O Partido do Prefeito é o PSD. Busquei informações obre os direcionamentos do partido na época de sua criação - https://psd.org.br/principios-e-valores/ e concluo que alguns direcionamentos já caducaram, pois a corrupção virou, erva daninha, na Prefeitura e o apoio às políticas sociais aos que mais precisam do amparo do estado transformou-se em “internação compulsória”. Tanto o Ministério Público de Santa Catarina quanto a Defensoria Pública expressaram preocupações em relação à legalidade e à adequação do projeto.

 

147 - Visitas ao Mercado de Florianópolis

Ontem 28/2/2023,  órgãos de fiscalização sanitária liderado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Procon municipal e as polícias Civil, Científica e Militar fizera uma visita ao Mercado Central de Florianópolis e autuaram 14 bancas que vendiam produtos de pescados, más condições de higiene, uso irregular de produtos químicos, falta de identificação das espécies de peixe e até um local com presença de larvas. Esta fiscalização por certo ocorreu em virtude da Quaresma que se aproxima. E o restante do ano como fica? E os restaurantes que já fizeram compras e servirão alimentos em seus estabelecimentos, tem larvas congeladas? A fiscalização em Florianópolis está  carente de funcionários para  executar tarefas? E assim fica o cidadão, sem respostas. Deveriam deixar estas bancas fechadas até a investigação constatar apta para voltarem, à armazenar pescados.

 

148 - Políticos e politicagens

Mídia relata fatos e máscaras caem hoje, 28/02/2024. “Darci Alves Pereira, réu confesso, condenado em 1990, a 19 anos de prisão pelo assassinato de Chico Mendes, é o novo presidente do Partido Liberal (PL), partido de Jair Bolsonaro, em Medicilândia, cidade de cerca de 32 mil habitantes no oeste paraense, que tomou posse no final de janeiro”. Políticos do PL no Pará não sabiam de nada, mas a mídia colocou a boca no trombone e vazou a informação. O Presidente do PL nacional, Valdemar Costa Neto Presidente do PL “também não sabia”, mas foi pressionado a tomar uma atitude e recomendou sua exoneração. É vergonhoso ver casos como este e outros tantos e políticos dizerem, “não sabiam”. É possível afirmar que não existe dentro dos partidos uma pessoa com pensamento lógico, capaz de buscar informações   sobre seus filiados, mas para o exercício da corrupção não falta tempo.

 

149 - Cultura de Parabéns

Foi aprovado no Senado no dia 05 do corrente o projeto de Lei Federal sobre a regulamentação do SNC e sua articulação com os demais sistemas nacionais e políticas setoriais de governo, e é essa lacuna normativa que a proposta busca suprir, com o relatório favorável do senador Humberto Costa (PT-PE), que propôs emendas de redação ao texto. Outrossim, as Leis de políticas Públicas tiveram um olhar especial sobre a Cultura e cumprirão o Art. 18. “A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos de nossa Constituição.” O Iphan zela pelo cumprimento dos marcos legais, efetivando a gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos bens reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade.  Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.

 

150 - Parabéns ao Supremo Tribunal Federal

Ler sobre  a decisão da Ministra Carmen Lúcia que determinou que o “Supremo Tribunal Militar (STM) divulgue todos os áudios, na íntegra, de sessões de julgamento realizadas durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985”. O primeiro período negro do Brasil foi a escravidão, onde milhares de negros morreram sob o açoite, de fome, maus tratos e mulheres violentadas, sob as rédeas da supremacia branca e o segundo foi a Ditadura Militar, um regime político no qual membros das Forças Armadas do Brasil centralizaram a política e administraram o poder do Estado e negaram, à maior parte dos cidadãos a participação,  onde ocorreram prisões, torturas e outras violências extremas. Esta decisão deve-se a uma reclamatória do advogado Fernando Fernandes, responsável pelo portal Voz Humana, com a” finalidade de revelar áudios e processos de sessões da Corte Militar na ditadura, pois no ano de 2023, o grupo manifestou que havia identificado a ausência de gravações durante o processo de catalogação e transcrição dos áudios”. Parabéns aos envolvidos, que a verdade possa revelar os fatos obscuros que envolvem, o período ditatorial.

 

151. Agradecimento à UFSC

Sinto-me orgulhosa de minha última formação ter sido na UFSC, pois o que presenciei sempre é o interesse por seus alunos. ”Inaugurou recentemente no mês em curso, o novo Alojamento Estudantil Indígena, local de moradia e convivência para estudantes indígenas, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. A Universidade investiu pouco mais de R$ 1,58 milhão para a reforma e adaptação da edificação e compra de mobiliários para o alojamento, que é dotado de quartos coletivos, quartos familiares, salas de estudo, local para convivência, cozinha e banheiros. Estiveram presente no evento “lideranças e estudantes indígenas; integrantes da gestão da Universidade; coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena; Ex-Reitor, Reitor em exercício; Reitor do Instituto Federal Catarinense; representante de parlamentares Federal e Municipal, Diretores de Centros de Ensino; professores e servidores técnico-administrativos da UFSC.

 

152. Um domingo feliz

Acordar e ler a notícia que, os três possíveis mandantes das mortes em 14 de março de 2018 de Marielle Franco e Anderson Gomes foram presos. “A polícia federal acaba de prender os 3 suspeitos de serem os mandantes das mortes: Chiquinho Brazão, Deputado federal do Rio de Janeiro, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio”. Esta decisão alimenta a esperança que, a justiça tirou a venda dos olhos e vai cumprir com sua missão, independente da classe social ou política àqueles que, de alguma forma cometeram crimes. O material apreendido vai desvendar mistérios que conhecemos e sem dúvida, outros tantos que desconhecemos.

 

153. Parabéns Palhoça

Nesta data 24/4/2024, Palhoça completa seus 130 anos. Desde a data de sua fundação, em 1894, passou por diversas  transformações, sendo hoje uma cidade que mescla aspectos  históricos e culturais com uma infraestrutura moderna e  forte empreendedorismo. Um referencial importante é que Palhoça foi a primeira cidade do país a legalizar todas as   áreas de cultivo, com as licenças ambientais necessárias  para criação de marisco, ostras e algas.  Faz três anos que  fixei residência no Bairro Barra do Aririú, um local  que me traz satisfação, em relação as áreas de segurança,  saúde, comércio, etc. O que nos falta no Bairro? Estrutura  de transporte coletivo nos finais de semana, linhas interbairros entre seus 19 Bairros e uma associação para encontro de idosos  que não seja no Centro de Saúde Vila Nova, pois é nocivo  apenas falar em doenças e nem, em instituições religiosas, pois o Brasil é um país laico. Aqui tínhamos um espaço destinado na área dos fundos do Centro de Saúde Vila Nova, mas optaram por quadra de jogos quando, este bairro é composto com um grande percentual de idosos. Os políticos devem dar mais ênfase para realizar os desejos dos idosos do Bairro, pois representam a ancestralidade.

 

154 - Condecorações ao Governador de Santa Catarina

De acordo com notícias da SECOM ( https://estado.sc.gov.br/noticias/governador-de-sc-recebe-homenagem-do-exercito-brasileiro-2/) em 23 de agosto de 2023, o Governador Jorginho Melo recebeu em 22/8/2023 “a Medalha Exército Brasileiro por exercer ação destacada e serviço relevante em prol do interesse e do bom nome da instituição. Jorginho Mello também recebeu um quadro com cópias de documentos que comprovam que o governador foi aluno e participou do Tiro de Guerra”. Nesta data (26/04/2023), seu nome saiu no Diário Oficial, com mais uma condecoração, “A Ordem do Mérito Naval que é a 2ª maior condecoração da Marinha. Trata-se de uma distinção que reconhece serviços relevantes prestados ao país por militares e civis, valorizando aqueles que se destacam em suas atividades, seja no âmbito militar, civil, científico, cultural ou social” Seus feitos  relevantes, para receber esta condecoração não descobri.