Rascunhos da Alma, dedicado à literatura poética. 

Energias Místicas para o ano de 2025

Energias Místicas para o ano de 2025

 

A regência de um ano é múltipla e alicerçada em conceitos básicos que norteiam a existência humana distribuídos, nas Ciências Ocultas, um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões. Seus atributos resultam no conhecimento secreto que são transmitidos, através da cultura da época às gerações futuras, alicerçada na Alquimia que foi e é uma prática voltada às transformações da matéria que alia diferentes ciências, como a Matemática, Astrologia, Filosofia, Medicina, Misticismo e Religião. Trata-se da arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza. Temos duas datas com relação a entrada do ano novo. A convencional, dia 1º de janeiro e a mais complexa, a Astrológica que se utiliza das ciências exatas como a Astronomia, que é considerada a ciência de observação mais antiga do mundo e baseia-se na conjunção dos astros e suas influências para nativos dos signos e no planeta. Desta forma, o novo ano astrológico  inicia com a entrada do Outono, em 2025, dia 20 de março às 00h02,  com a entrada do Sol em Áries.

 

ASTROLOGIA

A Astrologia é um sistema de referência que tenta correlacionar o Macrocosmo (Universo) e o Microcosmo (Homem), uma ferramenta para o autoconhecimento. A historiografia da Tradição Astrológica tem como base um ciclo de 36 anos. A cada ciclo de 36 anos é atribuída uma regência planetária ou seja,  o Regente do Ciclo.  é atribuída de acordo com a seguinte ordem:  Saturno, Vênus, Júpiter, Mercúrio, Marte, Lua, Sol Dentro deste ciclo existem ciclos menores anuais, que também possuem seus respectivos regentes ou seja, o Regente do Ano. Na atribuição dessas regências são considerados apenas, os planetas antigos. Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Atualmente estamos, no ciclo que se iniciou em 2017 e vai até 2052 e regido por Saturno. A alma da Astrologia é composta pela interação dos quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Portanto, cada signo, planeta e casa astrológica pertence a alguma dessas expressões da natureza. No mapa astral de nascimento, a influência de um determinado elemento tanto se dá pelo seu excesso quanto pela sua carência.

 

A interação dos quatro elementos da natureza

 

Símbolo dos quatro elementos

 

A interação dos quatro elementos no Homem

Podemos compreender melhor a psicologia dos quatro elementos comparando-os à natureza das quatro estações do ano,  as quatro fases de vida do homem, aos quatro planos de consciência ou expressão e seus atributos.

- Outono é regido pelo Elemento Terra – representa a (fase da maturidade) e o Plano Físico, a sobriedade. O elemento Terra significa substância e praticidade, sendo a marca de Touro, Virgem e Capricórnio. É considerada frio e seco. Representa estabilidade e solidez, dando às substâncias sua força e forma. Nos seres humanos, representa o corpo físico. O símbolo do elemento Terra é um triângulo apontado para baixo com uma linha através dele. O triângulo descendente representa que a Terra está úmida e procura descer, mas seu componente seco bloqueia sua total descida. Pessoas com grande quantidade de terra no mapa tendem a ser mais introspectivas, passivas e dotadas de forte empatia, além de mais calmas, lentas e frias. Tendem a ser mais resilientes, com muita força de vontade. O elemento também proporciona mais solidez, estabilidade, persistência e uma natureza concreta que pode atrair ansiedade, pessimismo ou realismo extremo. Este elemento também é sinônimo de sensualidade, prazeres terrenos e segurança material ou sentimental, sendo suas características: produzir, manter, formar, construir, estabelecer, conter e limitar. Os signos de terra se valem de sua característica elemental de formas diferentes: Touro investe, desfruta, produz e se apropria. Virgem elabora, aperfeiçoa, detalha e esmiuça as coisas. Capricórnio administra, estrutura, planeja e governa. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Melancólico.

- Inverno é regido pelo Elemento Água – representa (fase da velhice-subtração) e  o Plano Emocional, privacidade e a intimidade. O elemento Água na astrologia rege as emoções, a mente subconsciente, a sensibilidade, os sentimentos e sublinha os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. É considerado frio e úmido. Eleva-se acima da Terra, mas está abaixo do Ar. Proporciona flexibilidade e nutrição das substâncias. O símbolo do elemento Água é um triângulo apontado para baixo, representando seu desejo de descer por conta de suas qualidades frias e úmidas. A força desse elemento pode fazer as pessoas serem mais pacientes, compassivas, empáticas, imaginativas, sonhadoras, abnegadas, com uma maior inclinação artística, intuitivas, emotivas e sensíveis, daquelas que sentem com uma maior facilidade algo que que possa ter passado despercebido por outras pessoas. Suas características elementais são umidificar, hidratar, purificar, refrescar, tonificar, limpar, acalmar, proteger e diluir. Pessoas com muita evidência do elemento água tendem a ser mais influenciáveis, consideradas mais emocionais e sensíveis além de mais adaptáveis a qualquer ambiente. No entanto, podem achar mais difícil se adaptar totalmente aos limites do mundo material, sendo também um pouco mais preguiçosas, irresolutas, vulneráveis ou hipersensíveis. Ao contrário do fogo, que sobe e se expande, a água é de natureza Yin, direcionada para baixo. É por isso que muitas pessoas com predominância desse elemento têm certa tendência à melancolia, se deprimem ou se desmotivam mais facilmente. As emoções podem passar a impressão de estarem sempre transbordando, à flor da pele, embora possam agir de forma pouco impulsiva, se afogando em seus próprios sentimentos. Tendem a seguir o desejo de outros em detrimento dos seus próprios com mais facilidade. Precisam sempre estar em boa sintonia com a sua existência, senão podem mergulhar tão fundo que o retorno se torna algo difícil. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Fleumático.

- Primavera é regida pelo Elemento Ar – representa (fase  infância e  divisão) e o Plano Mental, síntese da renovação e jovialidade. O elemento Ar corresponde ao espectro mental, ao intelecto, a comunicação e ao intercâmbio, sendo a força motriz dos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. É considerado quente e úmido. Fica abaixo do Fogo e acima da Terra, sendo penetrante, difuso e móvel. Nos seres humanos representa a mente autoconsciente. O símbolo do seu elemento é um triângulo apontando para cima com uma linha horizontal através dele. O triângulo ascendente representa que é quente e procura ascender, mas o componente úmido bloqueia sua subida total.  A função do Ar é estimular o raciocínio e o intercâmbio de informações. Como todos respiramos o mesmo ar, o elemento também age como componente social, ou seja, de todos os elementos, é o único que somos forçados a compartilhar de uma forma menos controlada. Favorece muito mais a razão e a lógica em detrimento da sensibilidade ou das emoções. Algumas de suas características são: transmitir, agitar, mobilizar, comunicar, oxigenar, fomentar, energizar e purificar. Nesse caso, Gêmeos trata de comunicar, desdobrar e intercambiar, Libra de ajustar, equilibrar, harmonizar e socializar e Aquário de progredir, revolucionar, inventar, inovar e energizar. Assim como os outros elementos, o Ar tem seus extremos, podendo se mostrar como uma leve brisa ou se transformar em um furacão devastador. De todos os elementos, é o mais difícil de prever suas ações e possui uma tendência à instabilidade e imprevisibilidade. O mesmo ar que sopra e refresca, também pode alimentar incêndios e espalhar toxinas. Pessoas com uma grande força do elemento ar têm como foco sempre melhorar as propostas e ideias, trazendo novos conceitos e favorecendo invenções. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Sanguíneo.

- Verão é regido pelo Elemento Fogo – representa a (fase da juventude-multiplicação) e o   Plano Etérico ou Intuitivo -  contém os atributos do desafio e do entusiasmo. O elemento Fogo na astrologia representa ação, ímpeto e criatividade, sendo o combustível de Áries, Leão e Sagitário. É considerado quente e seco. Tem uma abrangência radiante, simboliza expansão, calor, luz, coragem, vontade de lutar, de dominar e conquistar, mas também favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Nos seres humanos representa a mente superconsciente. O símbolo do elemento Fogo é um triângulo apontando para cima, representando o desejo de subir por conta de suas qualidades quentes e secas. Pessoas com abundância do elemento fogo tendem a ser mais otimistas, idealistas, dinâmicas, ardentes, apaixonadas, entusiasmadas, diretas, espontâneas, ingênuas, expansivas, com mais inspiração, motivação, coragem de se impor, de assumir riscos e enfrentar desafios. Geralmente demonstram energia, determinação, ardor, perseverança e podem gostar mais de mandar do que obedecer. Toda essa disposição pode trazer mais agitação e impulsividade. Um fogo fora de controle, por exemplo, pode ser muito perigoso, pois o outro lado da energia tende a possuir uma certa falta de tato, uma ambição desmedida, ser violento, raivoso, autoritário e agressivo - física ou verbalmente. Podem ser um pouco insensíveis e indiferentes, por vezes egoístas e arrogantes também. Na raiva tendem a magoar os outros, mas geralmente não guardam rancor. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Colérico.

 

Planeta Regente 2025

O Regente do Ciclo Menor ou, do Ano de 2025 será Júpiter, em 20 de março às 06h02, na entrada do Equinócio de Outono quando, e a Terra se alinha com o Sol e os raios solares incidem perpendicularmente, sobre a Linha do Equador. Isso resulta em uma distribuição uniforme de luz e escuridão nos dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

 

 

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Traz como atributos, questões relativas à expansão, crescimento, mente superior, fé, espiritualidade, otimismo, entusiasmo, moralidade, prosperidade, educação superior, contato com outras culturas, valores morais e éticos, filosofia, aspirações, esportes, grandes negócios, leis. Seu cristal é Ametista, o cristal do desapego, da transformação e da conexão com a missão de vida.

 

Os signos, modalidades e suas triplicidades

São formados pelos elementos Fogo, Terra, Ar e Água. A sequência dos elementos no zodíaco é sempre Fogo, Terra, Ar e Água. Isso porque tudo começa como uma inspiração (Fogo), que se materializa (Terra), se espalha (Ar) e então se dilui (Água). Os elementos fogo e ar são considerados ativos e auto expressivos (yang/masculinos), enquanto os elementos água e terra são considerados passivos e receptivos (yin/femininos).

Fogo (Áries, Leão e Sagitário) – Atributos: calor, vitalidade, ação, impulsividade, agressividade, impaciência, liderança, orgulho, egocentrismo, impetuosidade, conflitos, brilho e independência.

Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) – Atributos: sensações, materialidade, estabilidade, perseverança, apego, pragmatismo, praticidade, segurança, obstinação, teimosia, produtividade, organização e limites.

Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) – Atributos: pensamentos, cooperação, interação, inteligência, comunicação, movimento, racionalidade, trocas, sociabilidade, instabilidade, dispersão, dependência e curiosidade.

Água (Câncer, Escorpião. Peixes) – Atributos: sensibilidade, intuição, introspecção, carência, melancolia, emoção, contemplação, fantasia, inspiração, suscetibilidade, maleabilidade, profundidade e subjetividade.

 

Signos, planetas e decanatos

Os decanatos são subdivisões de 10 graus em cada signo, que têm 30 graus de arco. O primeiro decanato de um signo vai de 0 a 9,59 graus, o segundo de 10 a 19,59 graus, e o terceiro de 20 a 29,59 graus. O primeiro decanato é sempre regido pelo planeta que rege o próprio signo, por isso, as pessoas que nascem nos primeiros 10 dias tendem a apresentar a essência do seu signo. Os planetas que regem os outros dois decanatos de um signo são, na sequência, os regentes dos signos do mesmo elemento.

Desta forma, além de termos a influência do Planeta regente de 2025 temos a influência do Elemento que rege o Signo e seu Planeta + Planeta do Decanato.

Áries -  Elemento Fogo – Planeta Marte - planeta da ação e da guerra. Representa nossa vitalidade, agressividade, coragem e capacidade de lidar com desafios

1º decanato – de 21 a 31 de março: regente Marte

2º decanato – de 1° a 10 de abril: regente Sol

3º decanato – de 11 a 20 de abril: regente Júpiter

 

Touro - Elemento Terra – Planeta Vênus - planeta do amor e da beleza. É o planeta do amor, dos relacionamentos, mas também das finanças e do nosso estilo pessoal.

1º decanato – de 21 a 30 de abril: regente Vênus

2º decanato – de 1° a 10 de maio: regente Mercúrio

3º decanato – de 11 a 20 de maio: regente é Saturno

 

Gêmeos – Elemento Ar – Planeta Mercúrio -  mensageiro dos deuses. Revela como funcionam nossos pensamentos, nossa mente, nossa comunicação – seja fala ou escrita – e nosso aprendizado.

1º decanato – de 21 a 30 de maio: regente Mercúrio

2º decanato – de 31 de maio a 9 de junho: regente Vênus

3º decanato – de 10 a 20 de junho: regente Urano

 

Câncer – Elemento Água - Planeta Lua - símbolo das emoções e dos ciclos. Torna a pessoa profundamente sensível e intuitiva. Rege nossa alimentação, maternidade, lar, energia feminina e vida emocional.

1º decanato – de 21 a 30 de junho: regente Lua

2º decanato – de 1° a 10 de julho: regente Plutão

3º decanato – de 11 a 21 de julho: regente Netuno

 

Leão – Elemento Fogo – Planeta Sol - representa a vitalidade, a expressão pessoal, a criatividade e a liderança, qualidades associadas ao Sol. Rege nossa essência.

1º decanato – de 22 a 31 de julho: regente Sol

2º decanato – de 1° a 11 de agosto: regente Júpiter

3º decanato – de 12 a 22 de agosto: regente Marte

 

Virgem – Elemento – Terra – Planeta Mercúrio - Confere uma abordagem analítica, detalhista e prática. Ajuda a melhorar nossas habilidades de comunicação e pensamento.

1º decanato – de 23 de agosto a 1° de setembro: regente Mercúrio

2º decanato – de 2 a 11 de setembro: seu regente Saturno

3º decanato – de 12 a 22 de setembro: regente Vênus

 

Libra – Elemento Ar – Planeta Vênus - Destaca o amor pela beleza, equilíbrio e relacionamentos harmoniosos.

1º decanato – de 23 de setembro a 1° de outubro: regente Vênus

2º decanato – de 2 a 11 de outubro: regente Urano

3º decanato – de 12 a 22 de outubro: regente Mercúrio

 

Escorpião - Elemento Água - Planeta Marte – Concentra coragem e assertividade e Planeta Plutão  - traz intensidade, transformação e profundidade emocional.

1º decanato – de 23 de setembro a 1° de outubro: regente Vênus

2º decanato – de 2 a 11 de outubro: regente Urano

3º decanato – de 12 a 22 de outubro: regente Mercúrio

 

Sagitário – Elemento Fogo – Planeta Júpiter - Confere otimismo, aventura e uma busca incessante por conhecimento, crescimento pessoal e objetivo de vida.

1º decanato – de 22 de novembro a 1° de dezembro: regente Júpiter

2º decanato – de 2 a 11 de dezembro: regente Marte

3º decanato – de 12 a 21 de dezembro: regente Sol

 

Capricórnio - Elemento Terra – Planeta Saturno – O planeta do tempo e da disciplina, traz seriedade, ambição e perseverança e revela o lado mais maduro da vida.

1º decanato – de 22 a 31 de dezembro: regente Saturno

2º decanato – de 1° a 10 de janeiro: regente Vênus

3º decanato – de 11 a 20 de janeiro: regente Mercúrio

 

Aquário - Elemento Ar  - Planeta Urano - planeta da inovação e revolução,  revela nossa originalidade, independência e visão futurista e Planeta Saturno representa nosso pragmatismo e responsabilidade.

1º decanato – de 21 a 30 de janeiro: regente Urano

2º decanato – de 31 de janeiro a 9 de fevereiro: regente Mercúrio

3º decanato – de 10 a 19 de fevereiro: regente Vênus

 

Peixes - Elemento Água - Planeta Netuno – sinaliza circunstâncias que podemos nos iludir mais, mas também nossa conexão com o espiritual e Planeta Júpiter, representa nossa busca pela felicidade emocional e espiritual.                                                

1º decanato – de 20 a 29 de fevereiro: regente Netuno

2º decanato – de 1° a 10 de março: regente Lua

3º decanato – de 11 a 20 de março: regente Plutão

 

INFLUÊNCIA LUNAR

A Lua tem uma influência em vários aspectos da vida humana, como o clima, as marés, a agricultura, a pesca, o sono, o humor e o ciclo menstrual. A Lua também tem um significado simbólico, representando o inconsciente, o espiritual e a ancestralidade. Cada fase da Lua traz uma energia e influência diferente. A Lunação é o período que vai do início de uma Lua Nova até o início da Lua Nova seguinte, e tem a duração de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos e influenciará o homem de acordo com quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. influencia nossa vida além de vários fenômenos naturais em nosso planeta. A fluidez de sua energia nos torna receptivos e emocionais. No nosso hemisfério Sul observamos as fases da Lua de forma diferente do hemisfério Norte. A Lua tem influência significativa durante os 365 dias do ano, desta forma influenciam os signos do zodíaco, os quais estão distribuídos entre os quatro elementos da natureza e mobilizam nossas emoções e movimentam nossas vidas. A cada semana, movimentam-se as energias da Lua relativas a um dos 12 signos (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes).

1ª Fase da Lua

 

É marcada pela Lua Nova ou, primeiro quarto, que se produz quando o sol e a lua se encontram em conjunção, isto é, nos mesmos graus. Portanto, a lua não é visível, pois se eleva no horizonte junto ao sol. Na natureza ocorre maré alta, onde o Sol e a Lua estão em conjunção, praticamente alinhados. A atração gravitacional entre a terra e a lua é muito alta e praticamente se somam. Astrologicamente, ajuda no início das coisas, traz novos começos, mudanças e espontaneidade. É um bom período para começar novos projetos, fechar acordos ou inaugurar negócios e buscar, novos caminhos. A busca de conhecimento nesta fase é favorecida desta forma dedique-se, à cursos de seu interesse. Não é um período favorável para mudar de emprego e assumir dívidas sem análise lógica. Tudo que é iniciado durante a Lua Nova capta uma carga energética altamente positiva, que prevê sucesso. No plano Emocional a tendência é novas buscas e descobertas no plano sentimental com novos parceiros e novas intimidades. Esta Lua rege os signos do elemento Fogo: Áries, Leão e Sagitário.

A Lua influencia os nativos de acordo com o signo. Lua Nova nos signos do Elemento Fogo. No signo de Áries de 21 de março a 20 de abril regido por Marte. Seus nativos são impulsionados pelas forças criativas da vida, guerreiros audazes e amantes da liberdade de ser e agir. No signo de Leão de 23 de julho a 22 de agosto regido pelo astro-rei Sol. Seus nativos possuem magnetismo e autoconfiança, alegres, otimistas e sua principal virtude é a coragem. No signo de Sagitário de 22 de novembro a 21 de dezembro regido por Júpiter. Seus nativos não possuem limites em busca de conhecimento elevado e ideal a ser alcançado. Suas ações são impulsionadas por desafios e estão sempre testando, seus limites em busca de algo mais.

Representa o período mais fértil para se dar início a tudo o que for novo em nossa vida. Podem ser situações, projetos, ideias, tentativas, etc. É aconselhável se dar preferência às situações que não tenham antecedentes. Ou seja, que estejam surgindo agora. Todas as coisas que podem acontecer se encontram em forças iguais. Temos que tentar e arriscar. Ideal para experimentarmos formas diferentes de fazermos as coisas. Todas as possibilidades estão presentes. O que projetarmos nesta época, seja um pensamento, ou palavras, ou planos, terá mais chance de serem concretizados. Esta Fase é regida pela Donzela (em cada cultura possui um nome) e este termo não se refere ao sentido sexual, mas sim ao aspecto de inocência e independência. Nesta fase vou citar a Deusa Celta Rhianon.

Trabalho - Ótimo para trabalhos onde possamos ter mais autonomia e liberdade.  Tome iniciativas e lide com qualquer negócio como se fosse seu.  Nada começado nesta fase terá um resultado imediato, mas é o melhor momento para iniciar negócios mais complexos, que vão se desenvolvendo aos poucos e crescendo ao longo do tempo.

Relacionamentos - Tente coisas novas, mudança de tática ou de atitude trará ótimos resultados. Relações já existentes e que sejam estáveis, podem ganhar novo impulso e frescor. Iniciar um relacionamento nesta fase, não indica durabilidade. Mas, servirá para afirmação do ego. Também, pode haver pouca clareza a respeito das possibilidades reais da relação.

Finanças - Ótimo para iniciar poupanças e fazer aquisições.  Se alguém está lhe devendo dinheiro, ou alguma outra coisa, é uma fase boa para você cobrar a dívida. Ideal para se fazer planos com o dinheiro.

Saúde - Desaconselhável para cirurgias. Não se deve fazê-las cinco dias antes e cinco dias após a entrada da Lua Nova, devido à característica de ocultamento desta Lua. Favorável para dietas para ganhar peso. Se puder evite exames e check-up durante esta fase lunar. Falta clareza nos diagnósticos

 

Segunda Fase da Lua

A segunda fase da Lua Crescente ou, quarto Crescente, quando o sol e a lua estão em um ângulo de 90 graus. Nestes momentos poderemos observar a lua como um D ou uma meia lua. Isto deve-se porque o sol é capaz apenas de iluminar uma face. Ela se eleva ao meio-dia e se oculta à meia noite. A gravitação lunar se opõe a do Sol, embora não se anulem, gera, as marés mínimas, Esta fase da lua é propícia para resolver questões e tomar decisões em assuntos relacionados com profissão, abertura de empresas, comércio em alta, a curiosidade de entender o ambiente que o cerca, dedicação para organizar e catalogar papéis, processos judiciais, bem como despertar para as causas sociais, pois tudo tem a tendência de crescer e prosperar. Nessa Lua evite traçar metas utópicas, sem praticidade. Com relação ao Plano Emocional os sentimentos serão mais tranquilos e românticos. Período excelente para relacionamentos afetivos os quais tendem, a ser duradouros. A Lua crescente rege os signos de Terra, Gêmeos Libra e Aquário.

A Lua influencia os nativos de acordo com o signo. Lua Crescente nos signos do Elemento Terra. Os nativos deste elemento buscam realizações em seus projetos de forma prática e objetiva. Não é paciente com situações dúbias e defende suas ideias com argumentos credíveis. Esta Lua torna as pessoas com padrões rígidos e, em muitas vezes são intransigentes. No signo de Touro de 21 de abril a 20 de maio regido por Vênus e simboliza, a terra fértil, receptiva. No signo de Virgem de 23 de agosto a 22 de setembro regido por Mercúrio, a terra já preparada e semeada. No signo de Capricórnio de 22 de dezembro a 20 de janeiro regido por Saturno simboliza, a colheita e as metas traçadas para nova semeadura.

A Lua Crescente representa uma desarmonia de qualidades. Temos que lutar para que nossos projetos e intenções venham a vingar. Começam a surgir obstáculos e é hora de serem enfrentados em prol de nossas realizações. Não é hora de desistir nem desaquecer. É um período de bastante movimento, em que as coisas se aceleram, mas ainda não ganharam forma. Ainda a tempo de fazermos mudanças necessárias ou de corrigir algumas abordagens. Porém, nem tudo vingará. O padrão que predominar na Lua Crescente é o que irá progredir durante todo ciclo lunar. É preciso, então, prestar bastante atenção à natureza deste padrão; se for positivo (crescimento do sucesso), se for negativo (crescimento dos obstáculos). Nesta fase vou citar a Deusa Grega Ártemis.

Trabalho - Bom para começar trabalhos novos.  Se uma ideia ou um plano for bem elaborado, este é o momento de executá-los e testar a sua viabilidade. Para ter maior sucesso nos empreendimentos, acelere o ritmo do trabalho. Concentrar e focar esforços. Não quebrar o ritmo

Relacionamentos - Favorável para os romances. Os relacionamentos iniciados nesta lua têm maiores chances de durar, bom para conquistas.

Finanças - Aquisições e compra de imóveis são beneficiadas. Ideal para se abrir poupança, iniciar investimentos, cobrar dívidas, pedir aumento e começar um novo trabalho.

Saúde - Favorável a dietas para ganhar peso e tratamentos para se elevar taxas de deficiências no organismo. Fase da Lua particularmente benéfica para fertilidade e gestação.

 

Terceira fase lunar

A terceira fase é Lua Cheia ou, terceiro quarto, é a fase da lua que ocorre quando o sol e a lua estão em oposição, quando ambos guardam uma distância de 180 graus. Durante esta fase lunar, o sol ilumina de frente toda a face da lua. Portanto, vemos uma lua completamente redonda que aparecerá ao anoitecer e que se elevará durante toda a noite. A Água seu elemento representa o que é misterioso e mutável, além da vulnerabilidade de quem é transitório como as correntes de água.  Tempo para análise seus desafios e aprendizados, busca do autoconhecimento e oportunidade para realizações de metas que foram bem delineadas, pois aprenderá a desenvolver a auto confiança, auto amor e auto perdão. Na saúde não é uma Lua propícia para cirurgias e tratamentos estéticos. No Plano Emocional é a Fase da Lua que influencia na libido e paixões, ótima para estruturar relacionamentos. A Lua Cheia rege os signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Os filhos destes signos, por certo terão maior influência, no que se refere a intuição e a emoção.

A Lua influencia os nativos de acordo com o signo. Lua Cheia nos signos do Elemento Água. A Lua em Água indica tendência a perceber as coisas de acordo com as emoções momentâneas e não a realidade imediata. Os nativos deste elemento podem ser um tanto instáveis, pois valorizam sem limites, seu universo interior. No signo de Câncer de 21 de junho a 22 de julho regido pela Lua simboliza a água cristalina das fontes, que sacia a sede, a sensibilidade e o instinto de proteção.  Escorpião de 23 de outubro a 21 de novembro regido por Marte simboliza a água das profundezas, a água parada dos pântanos, o mistério e transformação. Peixes de 19 de fevereiro a 20 de março regido por Júpiter simboliza a água dos oceanos, nos quais todos rios se encontram e se misturam, alicerçado na compaixão, amor fraterno e fim das fronteiras.

Esta Lua torna as pessoas mais sensíveis e inquietas. Mexe muito com o estado emocional geral e altera o humor. É também conhecida como a fase das realizações e transbordamentos, para melhor ou para pior. Se durante a Lua Crescente tivermos conseguido cumprir as etapas de crescimento e resolvido todos os entraves a tempo, teremos a sua culminância aqui. Do contrário, poderemos sentir frustração. As emoções e as sensações se aguçam, sob o efeito desta Lua e os relacionamentos podem ficar preocupantes, por conta de uma obsessão. É bem mais difícil manter o equilíbrio. Convém, dessa forma, procurar manter a calma. Nesta fase vou citar a Deusa Grega Ártemis.

Trabalho - Bom momento para atrair público. Se você tem alguma dificuldade com determinadas pessoas, este não é um bom período para se ter confrontos. Atividades de comércio em alta. Nesta fase Lunar, não é aconselhável trabalhar só. Tudo ficará mais pleno se você se juntar aos outros.

Relacionamentos - Se você está só, é um bom momento para procurar alguém. Se você está tentando se aproximar de alguém, esta é a hora de você se revelar. As diferenças entre parceiros se evidenciam muito nesta fase Lunar. Se você estiver iniciando um relacionamento agora, fique atento para isto.  Numa relação estável, os sentimentos são demonstrados com facilidade, mas conflitos podem emergir.

Finanças  - Ótimo para se concluir um negócio, poupança ou investimento. Desaconselhável para se fazer empréstimos, prestações ou dívidas.

Saúde - A Lua Cheia é perfeita para hidratação também, mas retém líquido no organismo. Afeta o plano emocional e produz insônia.

 

Quarta fase lunar

A quarta fase da Lua é a Minguante ou quarto Minguante e percebe-se que apenas um quarto de sua superfície está iluminada e seu símbolo é um “C”, voltado para direita. Ela ocorre quando o sol e a lua se encontram em um ângulo de 90 graus outra vez. Desta vez, a face que se ilumina é a outra, formando assim em vez de um D um C. Durante esta fase da lua, a mesma eleva-se à meia noite e atinge sua posição mais alta durante o amanhecer. O homem tende buscar a inspiração e renovação de seus conceitos individuais e rever laços afetivos íntimos, familiares e sociais.  Tem o poder de decisões sobre dúvidas e de uma forma geral simboliza o final do que está estagnado. Oportuniza a busca de conhecimentos que permeiem sabedoria para olhar a vida, sob outro prisma, pois traz à tona a razão, mas também a dispersão e a rebeldia, pois não aceita ser aprisionado. A Lua Minguante rege os signos: Gêmeos, Libra e Aquário. Desta forma os nativos da Lua Minguante podem até recorrer ao melodrama, à manipulação direcionadas à chantagem emocional. Além disso, seus nativos tem estado de ânimo muito volátil, o que muitas vezes confunde seu interlocutor. Geralmente, ela traz influência na palavra oral ou na escrita de forma muito confiante. Sempre tem resposta para tudo e pode até recorrer a expedientes pouco elogiáveis, como argumentos duvidosos. O objetivo é obter apoio, angariar simpatia e tentar convencer seus ouvintes que está com a razão. Uma Lua ótima para concluir o que foi projetado, lazer, mudar de emprego, examinar a saúde e resolver o que está estagnado. Evite decisões precipitadas e assumir responsabilidades além de seu limite produtivo. No Plano Emocional o diálogo será a tônica e irá favorecer o relacionamento familiar.

A Lua influencia os nativos de acordo com o signo. No signo de Gêmeos de 21 de maio a 20 de junho regido pela Lua o ar está em movimento, simbolizando o pensamento vago, os primeiros contatos, a percepção imediata e o relacionamento com o meio. Os nativos deste signo sentirão uma influência maior, durante o ano. No signo de Libra de 23 de setembro a 22 de outubro regido por Vênus o ar é canalizado, simboliza o pensamento dirigido, os contatos escolhidos, as relações sociais.  No signo de Aquário de 21 de janeiro a 19 de fevereiro regido por Urano é o ar que faz a ligação entre todos os seres, simboliza o pensamento amplo e a relação com grupos com os mesmos ideais, mas lhe falta desenvolver a auto confiança maior na sua força pessoal, em suas emoções e sentimentos.

Esta Lua é ótima para se largar situações insatisfatórias, porque estamos menos atingidos por elas. Tudo perde um pouco a intensidade e a importância. Aproveite esta fase e faça uma introspecção e auto-análise. Não insista em assuntos ou projetos que não vingarão até agora. Aguarde por nova chance na Lua Nova. Não dê a partida. Recolha energias e as utilize para terminar coisas e finalizar pendências.

Trabalho   - revisar textos, cálculos e planejamentos. Não iniciar projetos nem tarefas. Não marque entrevistas, não inicie um novo emprego ou uma nova atividade, não inaugure nada.  Bom para trabalhos de pesquisa, arquivo ou revisão de papéis.

Relacionamentos   - Se você quer se livrar de uma relação desgastada (de qualquer natureza), aproveite este período. Não inicie uma nova relação, não insista em relação a alguém que esteja lhe evitando.

Finanças - Bom para pegar empréstimos e fazer dívida. Fazer um balanço das despesas e controlar gastos favorece a negociação de juros sobre débitos e empréstimos.

Saúde - Ideal para dietas de emagrecimento e de desintoxicação, esta é a melhor fase para cirurgia o problema míngua. Também são favorecidos os tratamentos dentários.

 

NUMEROLOGIA - O ANO DE 2025 (2+0+2+5) RESULTA NO NUMERO 9

A Numerologia aborda temas relacionados com você desde sua concepção e por toda a vida e direciona ao autoconhecimento, desvendando seus mistérios ocultos, sua essência interior e, no momento em que você despertar, ocorrerá uma transformação alquímica, concluindo que: “apenas você poderá, com seu Autoconhecimento, conhecer a causa e o efeito e descobrir a cura, que se chama - Iluminação”. O número é força, vibração que pode ser sonora, física ou mental e nossos nomes são energias sonoras possíveis de serem reduzidas a números que ao serem decodificados se tornam uma ferramenta poderosa para nosso autoconhecimento. Cada número possui uma energia própria e característica, influenciando na personalidade das pessoas e na natureza. O lado direito de cada número, corresponde às características positivas, o lado esquerdo de cada número, corresponde às características negativas. Para todos os números essa regra é homogênea.  O livre Arbítrio de cada ser é quem faz com que ele use a forma positiva ou negativa do número.

O número 9 regerá 2025.  Está no  Terceiro Nível – universais (Ligados à Humanidade sem distinção) – O número 9 representa fim de ciclos ou seja, a conclusão de sua trajetória que iniciou, no número 1 e termina no número 9. Os atributos para encerrar a caminhada e se preparar para o próximo ano, onde iniciará um novo caminho é  refletir sobre seu passado, trabalhar o desapego de situações que simbolizaram entulhos em sua vida, fazer uma auto-análise para descobrir sua missão no Planeta, trabalhar propósitos positivos como amor ao próximo, solidariedade, empatia, doação, compaixão, amor universal. Tempo para cuidados com sua saúde física e espiritual. Tem como regente o Elemento Fogo - representa energia, paixão e ação, traz consigo uma energia dinâmica e transformadora, representando o impulso para ações corajosas e altruístas.

Palavras Chave: Tolerância, Realização, Desapego desenfreado.

Desafio: Desapego em excesso.

Conselho e Dica: Mais prestatividade e solidariedade, emoção, tolerância e determinação. Evite o mau humor, descuido financeiro e inquietude.

Cristal Indicado: Cristal ou pedra: Calcita, Amazonita. A amazonita dissolve as tensões típicas da Personalidade 9, levando ao mesmo tempo a uma flexibilização da expressão, o que contribui para que a mensagem chegue a mais ouvintes. A calcita pode ser encontrada nas mais variadas cores, o que reflete a multiplicidade de personalidades contidas na Personalidade 9.

Influências Positivas: Integridade, sabedoria, impulso, dinamismo, magnetismo, carisma, espiritualidade, filantropia, sentimento, romantismo, responsabilidade, altruísmo, domínio, atração.

Influências Negativas: Mau humor, rabugento, melancolia, temperamental, desumanidade, submissão.

Cor: Branco - representa a paz, a purificação, a calma e a virtude. É a união de todas as cores. Sua ação clareia os pensamentos e equilibra a mente. Estimula os sentidos, mas quando usada em excesso promove o cansaço, e a depressão.

Plano Físico: É o conjunto interno de todas as cores e sempre que aparece é associado a uma delas, simboliza luz, bondade, inocência, pureza e virgindade.    Indicações: utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerado, também, um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticulite no intestino.

Plano Mental: Clareza mental, imaginação, criatividade.

Plano Emocional: Ordem, simplicidade, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia, harmonia, reforça laços familiares.

Plano Intuitivo/Espiritual: O branco como cor de uma aura é a pureza, amor, caridade e todas as formas de transmitir algo de bom. Significa a abertura do espírito a uma maior criatividade, desperta a pureza e a luta pela paz

Números de Compatibilidade:  3, 6, 9.

Números de Incompatibilidade: 1, 5, 7.

Profissões: comerciante, corretor, professor, literato, padre ou pastor, ator, manequim, advogado, decorador, pintor, paisagista, serviço social e filantropo.

 

Vibrações Mensais dos meses do ano de 2025

Usa-se o número raiz do ano (9) e acrescenta-se o número do mês em curso.

 

JANEIRO E OUTUBRO (1)

Influências Positivas: Atividade, determinação, força, domínio, conquista, coragem, ousadia, independência, poder, iniciativa, liderança, sabedoria.

Influências Negativas: Solitário, controle, orgulho, autoritário, egoísmo.

 

FEVEREIRO E NOVEMBRO (2)

Influências Positiva: Intuição, perfeccionismo, simpatia, paciência, humanitarismo, espiritualidade, percepção extra-sensorial, clarividência.

Influências Negativas: Desonestidade, fanatismo, desorientação, mesquinhez, preguiça, obsessivo, fanático.

 

MARÇO E DEZEMBRO (3)

Influências Positivas: Trabalho, organização, disciplina, estabilidade, segurança, equilíbrio, dedicação, lealdade, paciência, solidez, comprometimento, disposição.

Influências Negativas: Teimosia, dureza, inflexibilidade, conservador, inatividade, infertilidade.

 

ABRIL (4)

Influências Positivas: Trabalho, organização, disciplina, estabilidade, segurança, equilíbrio, dedicação, lealdade, paciência, solidez, comprometimento, disposição,

Influências Negativas: Teimosia, dureza, inflexibilidade, conservador, irreal, ilógico, doença, anormalidade, irracional, injustiça.

 

MAIO (5)

Influências positivas: Harmonia, lar, tranquilidade, família, afeto, emoção, calma, indecisão, fidelidade, conciliação, bondade, aceitação, simpatia, quietude.

Influências Negativas: Ciúme, apego, posse, inveja, acomodação, involução, inflexibilidade, desequilíbrio, dificuldade de aprendizagem, dificuldade de comunicação, imobilidade, inadaptação.

 

JUNHO (6)

Influências Positivas: Harmonia, lar, tranquilidade, família, afeto, emoção, calma, indecisão, fidelidade, conciliação, bondade, aceitação, simpatia, quietude.

Influências Negativas: Acomodação, falta de memória, falta de imaginação, falta de desejo, imperfeição, racionalismo, falta de criatividade, frigidez, desarmonia, inimizade.

 

JULHO (7)

Influências Positivas: Sabedoria, tranquilidade, introspecção, intuição, poder de análise, meticulosidade, lógica e investigação

Influências Negativas: Desligamento, melancolia, solidão, perda do sentido da vida, falta de objetivos, ilimitado, descontrole, indisciplina, infrações, desrespeitos, inatividade, impontualidade.

 

AGOSTO (8)

Influências Positivas: Poder, eficiência, prestígio, sucesso, riqueza, perspicácia, saber, compreensão, autoridade, justiça e verdade.

Influências Negativas: Ambição excessiva, sede pelo poder, materialismo desenfreado, intolerância, arrogância, desonestidade.

 

SETEMBRO (9)

Influências Positivas: Integridade, sabedoria, impulso, dinamismo, magnetismo, carisma, espiritualidade, filantropia, sentimento, romantismo, responsabilidade, altruísmo, domínio, atração.

Influências Negativas: Mau humor, rabugento, melancolia, temperamental, desumanidade, submissão.

 

TARÔ

O termo Arcano foi criado pelo médico e alquimista Paracelso (Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim),O termo em latim “Arcanum”, literalmente significa oculto ou misterioso, evocando a ideia de um conteúdo ainda hermético que precisa ser aberto e revelado. Suas lâminas evocam o estágio em que o homem se encontra. Temos em mente aí, que sua linguagem é universal, mas no momento de ser consultado, sinalizará o processo anímico individual, independente das combinações que se repetirem e dos significados estabelecidos dentro do núcleo das imagens arquetípicas. Servindo como instrumento “adivinhatório”, ele servirá apenas para vislumbrar o futuro, conectando-se aos eventos presentes e passados, como “divinatório” ou divinizar, estabelece a relação do homem com sua alma, com o Universo e seu Criador e, neste processo, ocorre o autoconhecimento e a evolução interior. Tarologia: (Tarô = viagem, jornada + logia = estudo = viagem do Microcosmo ao Macrocosmo para absorver energias resultando em seu autoconhecimento).   Cada uma das Lâminas tem ligação com: - Cabala: Cada Arcano tem ligação com uma das Letras do Alfabeto Hebraico;  Astrologia: Cada Arcano tem ligação com o Zodíaco - planeta/signo;  Numerologia: Cada Arcano tem ligação com um Numeral; Os Quatro Elementos da Natureza. Os elementos são as quatro  energias distintas que formam a vida e os seres no plano físico: o Fogo, o Ar, a Água e a Terra; - Psicologia: Os quatro níveis de percepção e interação do ser humano com todos esses elementos na vida, que são: a Intuição (Plano Intuitivo), o Sentimento (Plano Emocional), a Sensação (Plano Físico) e o Pensamento (Plano Mental).

 

O Arcano Maior que regerá 2025 é o ‘EREMITA’

 

 

Arcano IX – O EREMITA - O Homem – inicia o décimo caminho – impulsionado pelo Elemento Fogo. O homem busca o aprimoramento da intuição para ouvir a voz interior sentindo a necessidade de estar a sós para analisar, meditar refletir sobre sua essência interior, sem influências externas. Aqui o homem faz sua reciclagem individual para posteriormente poder lidar com seus semelhantes com maturidade.

Cor do Caminho: verde amarelado

Som Relacionado: Fá Natural

Letra Hebraica: Lamed

Influência Astrológica: Júpiter

Influência do Signo: Virgem

Qualidades acentuadas: sabedoria, cautela, individualidade, retidão, maturidade.

Defeitos acentuados: isolamento, frieza.

Questionamentos

Plano Intuitivo: Sugere que você precisa desenvolver seu espírito através de uma profunda introspecção, encontrar sua própria luz e fazer seu próprio caminho, para renovar energias.

Plano Físico - Profissional: Isolamento, dificuldades financeiras. Trabalhe o equilíbrio para não afetar sua saúde. Cuidado com doenças estomacais.

Plano Mental: Maturidade. Lembre-se que geralmente a carta mostra a necessidade de tirar um tempo para si, para poder pensar na vida e mergulhar no seu interior, procurando a verdade e as respostas certas advindas da sabedoria.

Plano Emocional: Busca de realizações afetivas. que no momento é melhor se afastar e ver a situação de fora - ou parar para uma reflexão. A carta pode sugerir que no momento é melhor se afastar e ver a situação de fora - ou parar para uma reflexão.

Conselho: Momento de realizações, tudo que não foi realizado até agora, poderá se realizar brevemente.

Meditação: busca do conhecimento que advém da maturidade, prudência, sabedoria interior, o encontro individual no isolamento, o valor do tempo, a espera sábia e a preparação interior para a ação.

Terapia: Esta Lâmina aconselha  uma terapia com o Elemento Ar. Acenda incensos de cravo e canela e use um sino dos ventos perto da porta da rua de sua casa.  Dessa forma, você atrairá a força dos elementais para limpar seu Plano Mental de todos os obstáculos.

 

RUNAS

As runas são símbolos que nos remetem ao mais profundo autoconhecimento da nossa própria natureza, traduzindo, através da sua grafia, toda ancestralidade e a sabedoria do grande Deus nórdico Odin.  O 'futhark' antigo, com 24 sinais alfabéticos, ainda é o mais utilizados entre nós para se consultar na forma oracular. As runas são divididas em três grupos de oito símbolos, chamadas aett ou aettir, no plural, e nos permitem acessar o que chamamos de "o inconsciente coletivo das possibilidades".

Runas regente de 2025 - Thurizas

 

Letra correspondente: T ou TH - Regente Planetário: Júpiter - Signo: 07 a 21 de maio

Regente: Thor

Significado Tradicional: Espinho (dificuldades)/ Gigante/ Lugar de não ação.

Proteção: Iniciação à sabedoria da Árvore do Mundo; realização do mistério da vida e da morte, libertando o indivíduo do medo da morte; desenvolvimento da resistência espiritual e da força de vontade; criatividade e visão espiritual; proteção de forças prejudiciais; aumento geral do poder pessoal; comunicação entre os diversos níveis da realidade (os mundos de Yggdrasil); memória de existências passadas na corrente ancestral.

Mensagem: não reagir também é agir.

As plantas têm espinhos para se protegerem e na astrologia, Júpiter é um planeta protetor, sendo seu equivalente teutônico, THOR, o Grande Protetor da Mitologia Nórdica. Essa runa e seu significado "espinho", indica momento de limitação e aconselha a avaliação e reflexão, para fortalecimento de sua posição. Esta runa era usada para invocar e controlar os demônios que na antiga lenda escandinava, se acreditava assombravam as florestas escuras e lagos cinzentos. Aprendizado, concentração nos estudos, memória e raciocínio. Culpas: livrar-se, passar sobre, remissão, voltar a vida. É um encanto de proteção na medida que restringe a ação dos adversários. Conflitos e complexidades de uma natureza agressiva. Irresponsabilidade. Uma tendência à mudança. Árvore: Teixo. Pedra(s): Quartzo Fumê (canaliza a energia de luz branca do chakra da coroa para o primeiro chakra, criando uma base sólida para a manifestação dos planos espirituais no plano físico). Cor: Azul-escuro.

 

ANJOS

São seres iluminados que nunca nos abandonam, não têm a necessidade de se refazer através do sono e não sofrem os efeitos do tempo. Possuem conhecimento sobre todas as áreas de forma intuitiva e atendem a humanidade segundo a necessidade da mesma. Embora não possamos percebê-los com nossos olhos e ouvidos, podemos sentir sua presença a nosso redor. Os Anjos conhecem as modificações do sistema nervoso humano pela mudança da cor da aura. Eles não ficam todo tempo nos protegendo, pois há a necessidade de o homem usar seu livre arbítrio e na condução de seus atos conhecerem todos os opostos. Não tem autorização de interferir no nosso livre arbítrio e tomar decisões porque faz parte de nosso aprendizado acertar ou errar. Apenas colocam as melhores oportunidades em nossos caminhos ou afastam os perigos do plano material e espiritual. Por serem elementais e viverem num mundo etéreo onde o negativo não existe, até porque os Anjos não entendem pensamentos, palavras e obras negativas e não nos acompanham nesse estágio e se afastam. São inteligentes e sensíveis e estão numa frequência de vibração um pouco mais elevada que a nossa e do que os nossos sentidos podem sintonizar. Os Anjos são eternos porque sua essência é espiritual, por isso são imortais, não tem princípio, não tem fim. Seu número existente é incalculável, pois é infinito. Os Anjos são "andróginos", não possuem sexo, o feminino e o masculino se unificam.

 

O Anjo responsável por cuidar dos reinos da natureza no ano de 2025 é Iezalel

Este Anjo trabalha com as energias do Planeta Júpiter. A devoção a Iezalel é expressa através da prática da gratidão, da meditação e da busca pela serenidade interior. Ao cultivar uma conexão consciente com esse Anjo da Guarda, os indivíduos são convidados a abrir seus corações para a beleza e a harmonia que permeiam o universo, reconhecendo que estão envoltos em uma rede de amor e apoio divinos. O anjo do conecta as pessoas com a origem da Sabedoria Divina. Seus atributos principais são associados a: Dedicação à humanidade, Carisma, Espiritualidade, Compaixão, Sabedoria, Amor puro, Ensino a si e a outros, Lições e virtudes adquiridas, União com o eu superior, Autodomínio.

Atributos no Plano Físico: é reconhecido como um dos guardiões que acompanham os seres humanos em sua jornada terrena, oferecendo orientação e proteção em momentos de desafio e dificuldade. A presença de Iezalel é sentida não apenas nos momentos de paz e tranquilidade, mas também nas situações desafiadoras em que sua orientação é fundamental para superar obstáculos e encontrar soluções. Sua influência sutil pode ser percebida nas sincronicidades e nas oportunidades que surgem ao longo do caminho, lembrando aos indivíduos que estão sendo guiados por forças benevolentes além do mundo material.

Atributos no Plano Mental: Iezalel é muitas vezes visto como um catalisador para a manifestação dos sonhos e aspirações mais profundos. Ele é considerado um aliado para aqueles que estão empenhados em transformar suas visões em realidade, incentivando-os a persistir em seus esforços e acreditar no poder de sua própria capacidade criativa.

Atributos no Plano Emocional: fidelidade conjugal e reconciliação entre esposos; boa memória; habilidade na execução de qualquer tarefa; proteção contra o erro a ignorância e a memória. Iezalel permanece como um farol de luz e inspiração, convidando aqueles que buscam a harmonia e a realização a se renderem à sua orientação celestial e a confiarem no poder transformador do amor divino.

Atributos no Plano Intuitivo: Sua presença é marcada pela calma e pela capacidade de inspirar a paz interior, mesmo nas circunstâncias mais turbulentas. A devoção a Iezalel é expressa através da prática da gratidão, da meditação e da busca pela serenidade interior. Ao cultivar uma conexão consciente com esse Anjo da Guarda, os indivíduos são convidados a abrir seus corações para a beleza e a harmonia que permeiam o universo, reconhecendo que estão envoltos em uma rede de amor e apoio divinos.

 

MANDALA

 A expressão Mandala tem origem da língua Sânscrita ou Sânscrito, falada na Índia antiga e significa um círculo, ainda que, também, como composto de “manda” (essência) e, “la” (conteúdo), o que contém a essência. Falar em mandalas é falar em eternidade, pois estão presentes ao longo da História da Humanidade que se expressa em formas circulares. Encontram-se vários vestígios em antigos detalhes rupestres na África, Europa e América do Norte.

São símbolos ancestrais que representam o universo e possuem um campo energético de grande força. O Todo que compõe o Macrocosmo é repleto de formas geométricas que formam Mandalas Cósmicas, representa a ordem e harmonia existente no Universo. O Todo que compõe a Natureza possui formas geométricas, em todos os seus reinos e em todos os seres vivos e inanimados. Esses desenhos sagrados de formas geométricas abrigam forças sagradas da natureza e representam um simbolismo perfeito. No Microcosmo (Homem), nossa história natural de existência nos mostra que crescemos por meio da fecundação de um ovo (óvulo) após, atravessamos uma passagem tubular envolvida em série de músculos circulares para, finalmente, chegarmos ao mundo através de uma abertura circular. Após o nascimento do ser humano, que ocorre num planeta também cuja forma é circular, entramos em contato com a primeira forma: o peito da mãe, também circular, num corpo formado de átomos que se movimentam através de padrões curvos.

Mandala do Ano 2025 - número 9

A expressão Mandala tem origem da língua Sânscrita ou Sânscrito, falada na Índia antiga e significa um círculo, ainda que, também, como composto de “manda” (essência) e, “la” (conteúdo), o que contém a essência ou a esfera da essência ou ainda ou ainda, círculo da essência. Falar em mandalas é falar em eternidade, pois estão presentes ao longo da História da Humanidade que se expressa em formas circulares. Encontram-se vários vestígios em antigos detalhes rupestres na África, Europa e América do Norte.

Mandalaterapia – Terapia da Emoções

 

 

Árvore - Conhecimento, desenvolvimento, vínculos familiares, crenças, símbolo da vida em evolução e em ascensão para o céu. Ela sempre está em comunicação com o cosmo em seus três níveis: subterrâneo pelas raízes, na superfície pelo seu tronco e galhos inferiores, e nas alturas, por meio dos galhos superiores e seu cimo sempre em busca da luz, representam polaridade positiva.

Número 9 - Representa o fim, acabamento, plenitude, realização, talentos, indecisão. É o ajudante de Deus, significa: tem sucesso em tudo que empreende e em todos os lugares por onde anda. É o protegido de Deus, o abençoado de Deus, é chamado de Bondade. No biorritmo ele é distribuidor de saúde, amor, fortuna, sucesso profissional e a paz interior. Planeta Marte: Marte - É a atividade, dinamismo, individualidade, a sede de conquistas e a coragem. Vontade bruta, arrojo e energia. Símbolo tradicional do masculino rege também, a guerra (ideológica) e o heroísmo.

Planeta e Símbolo Planetário  na cor do planeta, vermelho – Energia Planetária para a Meditação. A cor vermelha é a cor da coragem, do ardor do entusiasmo. Representa o princípio masculino, a paixão a alegria de viver.

 

A mandala número 9 atua:

Plano Físico: pesquisa, poupança, investigação.

Plano Mental: conservação da energia, isolamento, defesa.

Plano Emocional: espera, calma, viver bem consigo mesmo.

Plano Espiritual: busca concretizada, evolução, descobertas.

 

ORIXÁS REGENTES - IANSÃ GOVERNA O ANO COM XANGÔ

Iansã é considerada a Deusa dos ventos e das tempestades, simbolizando os raios, também é conhecida como Oyá, Deusa do Rio Níger, a mãe dos nove orum, dos nove filhos, do rio de nove braços, a mãe do nove, Ìyá Mésàn, Iansã (Yánsàn).. Também é conhecida como a dona dos Eguns, os quais domina. Também é um Orixá dual, por um lado alegre, guerreira, defensora do oprimido e por outro exterioriza seu castigo aqueles que a contrariam. Está Orixá é extremamente feminina e gosta de ajudar em todos os casos de amor que à primeira vista não tem solução.

Características do Orixá

Região da África: Irá  (Rio Níger)

Odu Regente: Osá, Owarín

Saudação: Epahei Iansã

Dia: quarta-feira

Cor: Vermelho e branco, coral.

Elementos: Pertence ao elemento Fogo, pois a tempestade é um raio que corta o céu no meio da chuva, ao elemento Água, pois a tempestade se transforma em chuva, ao elemento Ar pelo movimento dos ventos. Emanações:  Ygbalè ou Iybalé: é a deusa dos mortos, ligada diretamente ao culto de Egun, por isso senhora dos cemitérios. Tem pleno domínio sobre os mortos, trazendo consigo uma falange de Eguns que ela controla e administra pois todos temem o seu terrível poder. Devido a sua relação com Egun, é proibido vesti-la de vermelho. Sua vestimenta é branca. Furé: usa uma foice na mão esquerda e um eruechim na direita, veste branco e por cima de suas vestes a palha da costa. Dança como se estivesse carregando na cabeça uma enorme cabaça. Em suas vestes vão pequenas cabaças dependuradas, no tornozelo direito uma pulseira de aço, tem ligação direta com o culto a morte e aos Eguns e preside a vida e a morte.

Símbolos: eruechim (rabo de cavalo), espada

Exú Mensageiro:  Maria Mulambo das Almas - está sempre disposta a ajudar e quando incorporada e sempre muito educada gosta de conquistar seus adeptos com suas cantigas. Trabalha muito no baixo astral socorrendo espíritos errantes, fica o tempo inteiro por lá, pois com a sua vibração é muito mais fácil os espíritos de luz saberem qual o errante que está precisando de mais ajuda. Suas oferendas são:  vela vermelha, cigarrilha, champanhe, maçã, cerejas.

Dança: O Aguerê é também o ritmo para a coreografia de Iansã, que domina os ventos e a tempestade, tem como propriedade feminina o enlaçar dos braços. A partir desses meneios desenvolve-se o "eruechim", uma ondulação flutuante de mãos com os braços erguidos, comumente, chamada de quebra-pratos, e na qual se utiliza um feixe de fios de rabo de cavalo. O "eruechim" é uma evocação aos Eguns (espírito dos mortos), simbolizando a vida física que se quebrou, se foi, ou melhor, passou para outro estágio.

Ponto Cardeal: Leste

Cor: vermelho e branco e coral

Metal: cobre

Seus domínios: Tempestades, ventanias, raios, morte, bambuzais.

Pedras: coralina

Planetas: Júpiter

Comidas:  O Amalá de Iansã é o Acarajé. Coloca-se um quilo de feijão fradinho de molho de um dia para o outro, afim de que, com facilidade se possa retirar a película que envolve o grão. Leva-os a máquina para triturar grãos, transformando o feijão em uma massa fina. Moem-se os temperos, cebola, camarões secos, adicionando um pouco de Dendê. Bate-se bem a massa, leva-se ao fogo uma frigideira de azeite de dendê, quase cheia, deixa-se ferver e depois vai se colocando pequenas porções da massa para fritar. Os bolinhos chamam-se acarajés que são abertos e recheados com molho, camarão seco e pimenta. Costumo servir em um prato forrado com galhos de manjericão e na volta flores com tonalidade coral, como gérbera ou gerânio. Suas frutas são: Maçã, Groselha, Romã, Jenipapo, Pitanga, Caju, Pêssego.

Sacrifício: Galinha, Carijó, escura, cabra e galinha-d’angola.

Bebidas: Caldo do cozimento da canjica amarela temperado com canela em pó.

Frutas: maçã, morango, pitanga, romã, manga rosa, uvas, melão, groselha, pêssego, framboesa e cajá.

Doces: merengue e doce de morango.

Flores: amarelas, vermelhas, de preferência gerânio e rosas vermelhas.

Ervas: Abre-caminho,  Alfavaca-roxa, Alecrim-do-campo, Amor-agarradinho, Azougue-de-pobre,  Aperta-ruão, Alumã, Bambu-amarelo, Café, Cavalinha, Dormideira, Erva-de-São-João, Erva-de-Santa-Maria, Erva-Moura, Erva-de-Bicho, Folha-da-Fortuna, Fumo-bravo, Gervão Roxo, Levante, Malva Branca, Limoeiro, Mimos-de-Vênus, Mil homens, Musgo-da-pedreira, Mulungu, Mangerona, Nega-mina, Noz moscada, Panacéia, Pata-de-Vaca, Para-raio, Quebra-Pedra, Pau-pereira, Pessegueiro, Romã, Ruibarbo,  Saião,  Sucupira, Tiririca,  Umbaúba, Urucum.

Partes do corpo: uma parte do fígado e o sangue.

Arquétipos de seus filhos: Os filhos de Iansã são aventureiros, divertidos, espertos, transparentes pois não escondem seus sentimentos e pensamentos e demonstram em suas atitudes. Gostam de desafios, de guerras, de festas e sempre escolhem os seus caminhos mais por paixão do que por reflexão, saindo em busca do objetivo traçado. Com relação a parte afetiva, quando amam são fiéis, quando terminam a relação partem em busca de outros amores que a completem.

Afinidades: Os filhos com as filhas de Oxalá, Oxumaré, Xangô, Oxossi e as filhas com os filhos de Oxum, Oxossi, Exú, Xangô, Ibejis.

Oração: Assobiou o vento na terra, assobiou o vento no mar, é sinal que Iansã guerreira, senhora dos ventos dos quadrantes está a me escutar. Olha por nós, não permita que as tempestades da natureza afetem nossos lares e as tempestades da discórdia a união dos homens de todas as Nações. Varre de nossos pensamentos a negatividade, de nossas emoções sentimentos inferiores. Minha Mãe, que os espíritos sem luz não nos alcancem hoje e sempre. Epahei minha Mãe Iansã.

 

Orixá do raio, trovão, justiça e do fogo. É um orixá temido e respeitado, é viril e violento, porém justiceiro, é o Orixá responsável por todas as questões ligadas à Justiça, é  Orixá do poder, da realeza e faz uso da força e da repressão para manter a autoridade, domina o mais perigoso de todos os elementos da natureza: o fogo, seu poder mágico reside no raio, no fogo que corta o céu, que destrói na Terra, mas que protege, que ilumina o caminho. O fogo é a grande arma de Xangô, com a qual castiga aqueles que não honram seu nome.

Características do Orixá

Região da África:Òyó e Kossô (reino vizinho ou subdistrito de Òyó)

Odu Regente:Ejilaseborá e Obará.

Saudação: Kawô Kabecilé

Dia: quarta-feira

Cor: vermelho e branco

Elementos: Fogo (labaredas), raios, formações rochosas

Emanações: São em número de 12, mas os mais cultuados são: Jacutá – regência geral da linha de Xangô (sem sincretismo), Alafin: Sua especialidade reside em fazer cessar as tempestades e auxiliar oradores intelectuais, vem junto com Oxalufã e Oxalaguiã. Alufã– Encaminhador das almas desencarnadas, sua vestimenta é branca e suas ferramentas são de metal, protetor dos pescadores.  Agodô – Preside as cerimônias de fé e de batismo. Grande auxiliar das intuições puras. Aganju – Protetor dos lares, da harmonia conjugal. Abomi – O casamenteiro evocado com grande êxito nas horas de grande aflição. Afonjá: É aquele que fulmina seus inimigos com o raio.

Símbolos: Oxés (machados duplos), Edún-Àrá, xerê.

Exú Guardião: Gira Mundo – responde para Xangô, trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situação tormentosa, correntes de atrito de ordem astral, desatando casos arrastados na justiça tendo trabalhos de magia interferindo no andamento e limpando os filhos de Xangô.

Ponto Cardeal: Sul

Metal:  O cobre, ouro e chumbo.

Domínio: justiça, formações rochosas.

Pedras: Rubi

Planetas: Júpiter

Comidas: Amalá - Uma rabada, sem a ponta (os três últimos nós). Tempera-se com cebola e camarão seco e ralado e põe-se a cozinhar, quando estiver mole, adiciona-se o quiabo cortado em rodelas finas, e quando estiver no ponto, tira-se e coloca-se na tigela. Depois de frio é que se serve ao Orixá, ou Amalá - feito com carne de peito ou rabada, bem cozida e desfiada com a mão, mostarda (verdura) cozida no bafo da carne, seis bananas prata, uma maçã verde, pirão de farinha de mandioca bem cozido um pouco de dendê e seis folhas de mostardas para enfeitar o a gamela que deverá ser pintada de vermelha e branca.  Costumo colocar flores brancas e vermelhas ou amarelas ao redor do Amalá.

Sacrifício: carneiro, galo vermelho, pato, cágado.

Bebidas: Caldo de casca de abacaxi com mel.

Frutas: todas, com preferência pelo abacate e abacaxi.

Doces: bombons recheados com abacaxi ou ameixas.

Flores: amarelas, brancas e vermelhas.

Ervas: Abre-caminho, Alfavaca-roxa, Alecrim-do-campo, Amor-agarradinho, Azougue-de-pobre,  Apertarão, Aluam, Bambu-amarelo, Café, Cavalinha, Dormideira, Erva-de-São-João, Erva-de-Santa-Maria, Erva-Moura, Erva-de-Bicho, Folha-da-Fortuna, Fumo-bravo, Gervão Roxo, Levante, Malva Branca, Limoeiro, Mimo-de-Vênus, Mil-homens, Musgo-da-pedreira, Mulungu, Mangerona, Nega-mina, Noz-Moscada, Panaceia, Pata-de-Vaca, Para-raios, Quebra-Pedra, Pau-pereira, Pessegueiro, Romã, Ruibarbo,  Saião,  Sucupira, Tiririca,  Umbaúba, Urucum.

Partes do corpo: plexo solar, coração e as coronárias;

Arquétipos de seus filhos: fisicamente robusto, o queixo forte e voluntarioso, pescoço curto, boca carnuda e sensual. Violentos, orgulhosos, porém sua agressividade não é gratuita: ela se volta contra os maus, pois como Xangô, seus filhos são paladinos da Justiça São extremamente energéticos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos, honestos e equilibrados, porém, quando contrariados, ficam possuídos de ira violenta e incontrolável. Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante em sua vida. Tendência à obesidade, sensualidade, amigo dos bons vinhos, da cerveja, eterno apaixonado, um libertino, e um marido infiel, ciumento e vingativo.

Afinidades: Os filhos com as filhas de Iansã e Oxum e as filhas com os filhos de Oxum, Exú, Iansã.

Oração: Divindade da justiça, Rei da balança, Pai do equilíbrio, defende os homens, nossa Pátria, nossa Humanidade, não nos deixai cair na tentação de cometer injustiças. Transforma nossos atos negativos em salutares, transforma nossos pensamentos em objetividade e nossos sentimentos em amor universal, pois somente desta forma, seremos merecedores de tua proteção. Kawô Cabecilê meu Pai.

 

 

Mensagens dos Orixás  para 2025

Iansã ou Oyá, rompe o ano, com sua energia de limpeza através dos ventos e tempestades, furacões, chuva e raios.  Seus filhos vão romper o ano com sua saudação  “Èpà heyi!”(idioma Iorubá). Xangô, Orixá da justiça romperá o ano com o elemento fogo e seu machado de ferro alado protegendo os injustiçados e rompendo, véus da mentira, pois é guardião da Justiça Divina e das Leis da Terra. 2025 será um ano onde a mentira será dizimada e a verdade florescerá no caminho dos justos.  Para Xangô, não haverá perdão e a colheita do Livre Arbítrio será infalível e penosa. Seus filhos vão romper o ano com seu grito “Káwó Kábíẹ̀sílẹ̀" (idioma Iorubá). Use com lógica o Livre Arbítrio, pois é ele que vai simbolizar sua Colheita (frutas, flores ou espinhos), de acordo com a Semeadura.

 

FELIZ 2025.